Classificados - Carros, Imóveis e Empregos
Home > Política de Qualidade 25/02/2013

Buscando a melhor experiência para os USUÁRIOS que navegam no ZAP, os anúncios cadastrados no ZAP devem obedecer esta Política de Qualidade.

1. DEFINIÇÕES

ANUNCIANTE(S): são as pessoas ou empresas que veiculam seus anúncios ou publicidade no ZAP.

POLÍTICAS DO SITE: são as disposições constantes desta:

Política de Privacidade (http://www.zap.com.br/informacao/politica-de-privacidade.aspx),

Política de Qualidade (http://www.zap.com.br/informacao/politica-de-qualidade.aspx),

Termo de Uso (http://www.zap.com.br/informacao/termos-de-uso.aspx),

Dicas de Segurança (http://www.zap.com.br/informacao/seguranca.aspx).

SITE: é a empresa proprietária do portal zap.com.br.

ZAP: é o portal cujo endereço é http://www.zap.com.br, com todos os recursos e ferramentas relacionadas a este.

USUÁRIO(S): são as pessoas que acessam o ZAP.

Dada à enorme variedade de produtos e serviços ofertados pelo ZAP, esta Política de Qualidade possui regras de controle de qualidade específicas para cada tipo de produto/serviço anunciado. Assim, o ANUNCIANTE deve observar as determinações pertinentes a sua categoria.

Os anúncios que não estiverem de acordo com a presente Política de Qualidade e Contrato de Veiculação de Publicidade do ZAP poderão não ser aceitos, suspensos ou até mesmo retirados definitivamente do ar. Adicionalmente, o ANUNCIANTE que agir em desacordo com a presente Política de Qualidade poderá ser banido, estando assim impossibilitado de anunciar no ZAP. Assim, o ANUNCIANTE deve observar:

2. POLÍTICAS GERAIS

(aplicáveis a todas as categorias de anúncio)

2.1. INCONSISTÊNCIAS NAS INFORMAÇÕES: não deve haver informações inconsistentes ou inverídicas no anúncio, seja a respeito do produto ou serviço anunciado, seja a respeito dos dados do ANUNCIANTE fornecidos. É importante, então, que as informações cadastrais sejam condizentes com o perfil do ANUNCIANTE, portanto, o número do CRECI para imobiliárias e/ou corretores deve sempre ser preenchido no respectivo campo de cadastro.

2.2. DESEMBOLSO INDEVIDO: para fins de obtenção de informações no ZAP sobre o objeto do anúncio, o ANUNCIANTE não poderá solicitar nenhuma taxa ou outro tipo de desembolso, a qualquer título que seja ao USUÁRIO. As informações sobre desembolsos devem ser sempre claras e incluir todos os possíveis custos.

2.3. ANÚNCIOS PROIBIDOS: os anúncios efetuados no ZAP que sejam inverídicos, referentes a pirâmides, correntes, ações irregulares, ilegais ou imorais, ou que tenham conotações preconceituosas, socialmente excludentes ou que de alguma forma contrariem a Constituição, no seu artigo 5º (Capítulo I), o Código de Defesa do Consumidor, bem como a legislação, a moral e os bons costumes, que de algum modo representem concorrência desleal, entre outras práticas, são terminantemente proibidos.

2.4. EXCLUSÃO DO ANUNCIANTE: o SITE se reserva o direito de excluir qualquer anúncio e registro de login e senha mediante reclamação fundamentada ou por simples investigação de que o ANUNCIANTE agiu em desacordo com as Políticas de Qualidade do ZAP. O SITE ainda se reserva o direito de recusar qualquer ANUNCIANTE em caso de suspeita de que dito ANUNCIANTE esteja atuando em nome ou por conta de um ANUNCIANTE excluído. Qualquer direito não expressamente concedido é reservado.

2.5. O SITE se reserva o direito de excluir qualquer anúncio que não esteja na categoria de anúncios contratados pelo ANUNCIANTE.

2.6. TEMPO DE RESPOSTA: o ANUNCIANTE deve responder às solicitações dos USUÁRIOS que se comunicarem pelo ZAP em até 48 (quarenta e oito) horas úteis. O ANUNCIANTE deve se manter disponível para tanto e o telefone e e-mail cadastrado deve estar em perfeito funcionamento, aumentando assim as chances de retorno com relação aos anúncios.

2.7. SISTEMAS DE AUDITORIA: o ZAP desenvolveu sistemas de auditoria com o objetivo de verificar automaticamente as informações dos anúncios. Os anúncios ou informações verificados que não estiverem enquadrados nas regras de auditoria do ZAP serão impedidos de entrar "no ar" ou retirados automaticamente "do ar", informando-se ao ANUNCIANTE.

3. IMÓVEIS

3.1. IMAGENS E DADOS: as imagens bem como os dados cadastrais do anúncio devem pertencer àquele imóvel e/ou unidade disponível para comercialização ou locação (no caso de apartamentos em edifícios ou condomínios). Uma mesma imagem não pode ser cadastrada em mais de um anúncio. Não devem ser cadastradas imagens ilustrativas, bem como, logotipos de imobiliárias, fotos de corretores e/ou pessoas, website ou número de telefones. As fotos devem ser reais e condizer ao imóvel anunciado. As fotos que não estiverem condizendo com o imóvel anunciado serão retiradas do anúncio, ou o anúncio todo será excluído, a critério único e exclusivo do SITE, e o ANUNCIANTE será informado por e-mail. O ZAP recomenda que as imagens sejam claras, mostrando os ambientes com nitidez, aumentando, assim, as chances de retorno do anúncio.

a) Endereço: Caso o ANUNCIANTE opte por colocar o endereço, é necessário que o endereço corresponda ao imóvel anunciado, e não o da imobiliária ou do ANUNCIANTE.

b) Descrição da Localização: utilize este espaço para descrever a localização do imóvel anunciado, destacando os pontos atrativos dos arredores, como praias, feiras, restaurantes e atrações populares. Dados como endereços de website, números de telefone e e-mails não devem ser colocados neste espaço e seu descumprimento acarretará o bloqueio da oferta.

c) Logotipo: o logotipo não deve conter informações como website, e-mails ou telefones e/ou fotos de pessoas, sob pena de ser bloqueado. Números de telefone, e-mails e indicações de websites devem ser preenchidos nos campos cadastrais.

d) Mapa: caso o ANUNCIANTE opte pela inclusão do mapa, deve atentar para que o endereço seja o da localização do imóvel que está sendo anunciado, sob pena de ter o anúncio suspenso. Outros endereços, como da imobiliária ou do ANUNCIANTE não são permitidos. É importante que o mapa mostre o local correto da oferta anunciada, caso isto não ocorra, a oferta poderá ser bloqueada.

e) Captação de ofertas sem autorização: não são permitidos anúncios de terceiros sem sua expressa autorização, a constatação desse tipo de captação ou sua denúncia acarretarão no bloqueio do anúncio, mediante notificação ao ANUNCIANTE. Desse modo, o ANUNCIANTE se responsabiliza pela devida autorização dos proprietários dos imóveis anunciados, que pode ser solicitada a qualquer momento pelo ZAP.

f) Imóveis já negociados: não é permitido o anúncio de imóveis já negociados, ou seja, já vendidos ou locados.

g) Demais condições comerciais: utilize este campo para detalhar as condições financeiras para venda ou locação do imóvel. Informações como endereços de website, números de telefone e e-mails não são permitidos, sendo que o descumprimento desta regra acarretará o bloqueio da oferta.

h) Lançamentos imobiliários: É expressamente proibido anunciar lançamentos imobiliários fora da área exclusivamente destinada a lançamentos, cuja publicação se dá de acordo com critérios e condições comerciais diferenciadas. Caso o ANUNCIANTE infrinja essa regra, o ZAP pode a qualquer momento e sem aviso prévio, excluir anúncios, ou mesmo emitir uma ordem automática de pagamento para regularização imediata dos anúncios, com seu enquadramento na condição de campanha publicitária de lançamento, conforme tabela comercial vigente.

i) Telefone: o número do telefone só poderá constar no campo destinado para isso. O número não pode ser cadastrado em qualquer outro campo, tampouco no campo do ?Texto do Anúncio?.

j) Endereço do imóvel anunciado: o campo "Endereço" não pode conter informações como "próximo de", "perto de" ou "consulte-nos". Qualquer termo que não se refira exatamente ao nome e local do logradouro não é permitido.

k) Campo texto do anúncio: este campo deve ser utilizado apenas para informações adicionais do imóvel, informações que não tenham sido apresentadas nos demais campos existentes. É proibida a divulgação de dados para contato, tais como e-mails, números de telefone e endereços de websites. O não cumprimento desta norma acarretará a suspensão do anúncio até regularização.

l) Alteração dos dados do imóvel: para ANUNCIANTE pessoa física os campos disponíveis e liberados para alteração são: valor do imóvel, texto do anúncio e fotos. Para os planos comerciais, todos os campos permitem alterações, exceto o código cadastrado pela imobiliária no anuncio.

m) Valor de venda ou locação: os valores devem ser preenchidos apenas em moeda corrente nacional (R$) e corresponderão ao valor de venda ou locação real e integral. Caso queira fornecer referência de valores em outra moeda, pedimos que você utilize o campo "Texto do Anúncio". Não deve existir discrepância de valores entre o valor anunciado no portal e o valor informado ao USUÁRIO, quando este lá o consultar. No caso de um imóvel à venda, pedimos que você coloque o valor total neste campo. Para as informações do valor de entrada, quantidade de parcelas e prestações devem ser utilizados os campos específicos ou o campo "Texto do Anúncio?. Deve-se sempre manter a clareza do anúncio e dos valores praticados para evitar ?chamariz?, o que pode levar a bloqueio da oferta.

n) Locação para temporada: neste campo o valor a ser colocado é o da diária do imóvel independentemente da capacidade de pessoas que o imóvel comporta, sob pena de bloqueio da oferta. Ou seja, o ANUNCIANTE não poderá condicionar o valor da diária ao número de pessoas, sob pena de bloqueio da oferta.

3.2. IMÓVEL VENDIDO/ALUGADO: anúncios de imóveis já comercializados devem ser retirados do ar. Anúncios que estiverem sem atualização por período maior que 150 (cento e cinquenta) dias serão inativados automaticamente pelo sistema. Caso os imóveis ofertados não tenham ainda sido vendidos ou alugados é necessário realizar a atualização a fim de reativar o anúncio.

4. VAGAS OU CURRÍCULOS

4.1. DADOS CADASTRAIS: ao se cadastrar, o ANUNCIANTE deverá fornecer informações verdadeiras, atualizadas e completas, incluindo o número de inscrição no CNPJ ou CPF. O SITE se reserva o direito de verificar todos os dados do ANUNCIANTE, com o intuito de garantir o melhor nível de serviço para seus USUÁRIOS. Havendo discrepância, ou outra irregularidade no cadastro, o SITE poderá suspender o acesso deste login e senha, até a respectiva regularização.

4.2. TELEFONE E ENDEREÇO: o ANUNCIANTE deverá incluir no anúncio seu endereço de e-mail e seu telefone, sendo optativo informar seu endereço físico e/ou a "url" de seu website na Internet. O ANUNCIANTE somente poderá informar os dados mencionados em seus campos correspondentes no momento de incluir o anúncio. Fica vedada a inclusão desses dados pessoais na descrição da vaga, no título do anúncio ou em qualquer outro lugar que não o campo designado para esse fim. O SITE não se responsabiliza pelo uso que qualquer USUÁRIO ou outra pessoa possam fazer da informação disponibilizada.

4.3. CAMPO DESCRIÇÃO DA VAGA: nesse campo deverão ser anotadas apenas informações que se refiram à descrição da vaga ou qualificações do profissional. É proibida a divulgação de dados para contato tais como: e-mails, número de telefone e endereço. Seu descumprimento acarretará o bloqueio do anúncio.

4.4. CAMPOS EDITAVEIS: Todos os campos editáveis como: observações adicionais, requisitos adicionais da vaga, cursos e certificações exigidos, não poderão conter números de telefone, endereços de website e e-mails, pois essas informações já possuem campos específicos. O não cumprimento desta regra acarretará o bloqueio do anúncio.

4.5. VAGA PREENCHIDA: Anúncios de vagas de emprego que já tenham sido preenchidos devem ser retirados do ar. O não cumprimento desta norma acarretará a suspensão do anúncio até que seja regularizado.

5. AUTOMÓVEIS

5.1. IMAGENS: devem condizer com o veículo anunciado, por exemplo, em função da cor, identificação da placa, quantidade de portas, marca, modelo. Fotos ilustrativas não serão aceitas. As fotos que não estiverem condizendo com o veículo anunciado serão retiradas do anúncio, ou o anúncio todo será excluído, a critério único e exclusivo do SITE, e o ANUNCIANTE será informado por e-mail.

5.2. DADOS DO VEÍCULO: também deverão constar os dados do veículo com base no certificado RENAVAM, ou seja, marca, modelo, cor, ano de fabricação e ano modelo, placa e quilometragem atual do veículo.

5.3. CAMPO TEXTO DO ANÚNCIO: este campo deve ser utilizado apenas para informações adicionais do automóvel, informações que não tenham sido apresentadas nos demais campos existentes, como, por exemplo, as que se refiram à descrição do veículo e formas de pagamento. É proibida a divulgação de dados para contato, tais como endereços de website, números de telefone e e-mails. O não cumprimento desta norma acarretará a suspensão do anúncio até que o texto seja regularizado.

5.4. ALTERAÇÃO DOS DADOS DO VEÍCULO: para ANUNCIANTE pessoa física os campos disponíveis e liberados para alteração são: valor do veículo, texto do anúncio e fotos. Para planos comerciais, todos os campos permitem alterações, exceto o código cadastrado pelo cliente no anuncio.

5.5. VALOR DE VENDA: Os valores devem ser preenchidos apenas em moeda corrente nacional (R$) e corresponderão ao valor de venda real e integral. Caso se queira fornecer referência de valores em outra moeda ou se queira postar o valor de entrada ou de parcelas, condições de pagamento, prazos e outros detalhes, deverá ser utilizado o campo ?Texto do Anúncio?. Não deve existir discrepância de valores.

5.6. VEÍCULO VENDIDO/ALUGADO/PROPOSTA: Anúncios de autos já comercializados devem ser retirados do ar. O ANUNCIANTE deve manter o anúncio sempre atualizado, e o não cumprimento desta norma poderá acarretar a suspensão do anúncio até que o mesmo seja regularizado.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. É importante lembrar que o SITE:

a) não tem qualquer responsabilidade ou controle pelo conteúdo das mensagens que são trocadas entre ANUNCIANTE e USUÁRIO, sendo deste último a inteira responsabilidade por se assegurar, antes de tomar qualquer decisão, de que o negócio proposto é idôneo, pois é o único responsável pelas deliberações e/ou transações comerciais que realizar com USUÁRIOS do ZAP;

b) não tem nenhuma responsabilidade quando, ao navegar pelo ZAP, o ANUNCIANTE ou USUÁRIO optam por ser direcionados a outros portais através de links, pois as políticas dos outros portais podem ser diferentes das POLÍTICA DO SITE e sobre as quais o SITE não tem controle ou ingerência;

c) está isento de qualquer responsabilidade em conexão com qualquer dano direto ou indireto que o ANUNCIANTE venha a sofrer em decorrência de gastos e/ou valores a receber advindos de tratativas com USUÁRIOS;

d) não se responsabiliza pela visualização que qualquer USUÁRIO ou ANUNCIANTE possa ter dos dados ou informações do ANUNCIANTE quando inseridos no contexto do anúncio, tampouco do uso que será feito por tais indivíduos;

e) não se responsabiliza pela confidencialidade dos dados e informações publicadas nos anúncios, pois poderão ser acessados por todos os USUÁRIOS e ANUNCIANTES que desejem visualizá-los;

f) é isento de qualquer responsabilidade por ato ou fato ilícito ou imoral que venha a ocorrer em decorrência da divulgação dos dados ou informações postados nos anúncios.

6.2. Se você souber ou suspeitar que alguma atividade ilegal esteja sendo praticada por algum USUÁRIO, ou em caso de dúvidas ou sugestões sobre esta Política de Qualidade, fique à vontade para nos enviar uma mensagem para atendimento@zapcorp.com.br ou para denuncias utilize o link ao lado de cada foto veiculada no site.

6.3. O SITE poderá alterar esta Política de Qualidade a qualquer momento. Como toda alteração será imediatamente publicada no ZAP, solicitamos que você pratique uma leitura periódica para se informar sobre a última Política de Qualidade disponível.

Copyright © 2018 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0