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Veja dicas para não ser enganado no conserto do carro

Categorias: Cuide de seu carro, Manutenção

Quem já desconfiou do alto orçamento ou do excesso de serviços mecânicos ao deixar o veículo na oficina? Neste momento, muitas pessoas devem estar respondendo: “sim”.  Para não passar por mais esse tipo de problema, o ZAP Carros conversou com o engenheiro mecânico Dênis Marum, que passou algumas dicas, que valem a pena ser anotadas. Saiba quando é preciso trocar:

 - Alinhamento: a cada 10 mil km ou quando o veículo tende a seguir (ou “puxar”) para um dos lados.

 - Balanceamento: o serviço só deve ser feito quando o carro apresentar trepidação em alta velocidade (acima dos 80 km/h).

 - Cambagem: De acordo com Dênis Marum, em 80% dos casos não é preciso fazer cambagem. “Muitos mecânicos querem fazer isso em carros de clientes, mas, na maioria das vezes, não é necessário. Geralmente, só se faz quando o veículo passou por algum buraco ou bateu forte em um obstáculo, como uma guia, por exemplo, e um dos lados do pneu ficou com desgaste acentuado”. O engenheiro também exemplifica: “há modelos que não têm regulagem de cambagem, por exemplo. Mas, muitos mecânicos se aproveitam da inexperiência de motoristas e cobram até R$ 80 por roda”.

Serviço requer uso de equipamento específico e demora cerca de uma hora para ser feito (Foto: Cláudio Teixeira/AE)

Serviço de cambagem requer uso de equipamento específico e demora cerca de uma hora para ser feito (Foto: Cláudio Teixeira/AE)

 Neste caso, ele alerta que só se deve fazer o serviço caso o pneu apresente desgaste mesmo depois do alinhamento e balanceamento.

 - Freios (pastilhas e discos): devem ser trocados quando apresentarem ruído. Em carros novos um alerta surgirá no painel de instrumentos para avisar o motorista sobre o sistema.

 - Vela: item deve ser trocado a cada 20 mil km.

 - Água no sistema de arrefecimento: quando o motorista precisa colocar água uma vez por semana, algo está errado, pois o correto é apenas uma vez por mês. Caso o condutor complete a água no sistema fora do período, esse item precisa ser consertado.

 - Filtro de ar: a cada 10 mil km deve ser substituído ou quando o carro está consumindo muito combustível.

 - Filtro de combustível: troca a cada 10 mil km.

 - Filtro de óleo: substituir a cada duas trocas de óleo.

 - Filtro do ar-condicionado: quando o carro apresentar cheiro forte de umidade ou a cada 20 mil km. Aproveite para fazer a higienização dos dutos.

 - Correia dentada e de serviço: devem ser trocadas a cada 50 mil km ou caso apresentem alguma rachadura.

 - Limpeza de bicos: antes de 30 mil km não se limpa.

 - Pneus: é preciso ficar de olho no desgaste. Se apresentar bolhas nas laterais, estiver “careca” ou se aparecer a malha de aço, o equipamento deve ser substituído por novos. Outra boa dica é verificar mensalmente os indicadores de desgaste nos pneus, chamados TWI (são aqueles pontos salientes dentro das ranhuras ao longo da banda de rodagem).

 - Regulagem de cáster: dificilmente é feita, só quando o veículo é batido. Um dos sintomas é quando o carro fica instável.

 De acordo com Marum, os motoristas devem ficar atentos também aos anúncios das oficinas. “Em um primeiro momento podem paracer convidativos, mas o mecânico pode incluir outros serviços para ganhar em cima”.

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60 comentários sobre “Veja dicas para não ser enganado no conserto do carro”
  • Vagner Oliveira disse:    ( 17.04.2014 às 12:47 )

    Recentemente me envolvi em um acidente de carro onde partiu a correia dentada. O mec?nico a substituiu, mas disse que o carro est? falhando. Que “d? pra andar, mas que est? falhando um pouco”. Segundo ele, depois de trocada a correia dentada ? que ele percebeu que pode ter entortado as v?lvulas. Como sou leigo no assunto, minha d?vida ? se realmente ? necess?rio retificar o cabe?ote, se ? somente a troca das v?lvulas, se o motor est? fora de ponto ou se ? porque o carro ficou muito tempo parado (aproximadamente 1 m?s) e seja alguma sujeira no combust?vel. Meu carro ? um GOL SPECIAL 2001


  • Nadson disse:    ( 31.03.2014 às 10:14 )

    Troquei as velas e os cabos e diminuiu mas continua fazendo azuada de tec tec tec, e o consumo de gasolina aumentou absurdamente. Ja olhei a bobina e nao esta danificada


  • marcelo disse:    ( 11.12.2013 às 12:42 )

    troco a correia do alternador do meu astra/03/CD/2.0. Dura uma semana, arrebenta de novo…O que fazer ?


  • marcos alves disse:    ( 05.11.2013 às 20:00 )

    Meu amigo por favor mim oriente o carro renault clio 2010 ele precisa fazer cambagem? ele tem 32 mil km rodado e vai completar 3 anos de uso.


  • marcos alves disse:    ( 05.11.2013 às 19:58 )

    Meu amigo por favor mim oriente o carro renault clio 2010 ele precisa fazer cambagem?


  • Edmilson disse:    ( 04.11.2013 às 10:33 )

    Bom dia,
    Estou enfrentando problemas mec?nicos com o meu gol 16v - 99.
    o carro apresenta, dificuldades para pegar, e mais sua acelera??o est? confusa, altera rapidamente de 10 para 20, tornando mais veloz repentinamente. Meu mec?nico disse que tenho que trocar o TBI - Ser? que pode me ajudar com uma dica..


  • carlos m disse:    ( 09.10.2013 às 20:29 )

    tenho um honda civic e a luz do teto n?o apaga quando a porta esta fechada, apos 5 minutos a luz apaga e n?o acende mais, s? acende quando coloco a chave no contato, pode me ajudar.


  • cid alberto disse:    ( 27.09.2013 às 22:08 )

    Gostaria de saber quem eu procuro ‘ meu carro um palio est? com um problema? Com o ar ligado .o. carro morre na lenta ou quando paro . Quem eu procuro o mecanico ou ele eletrcista.


  • marcio bernardes disse:    ( 16.08.2013 às 3:16 )

    na verdade ? uma pergunta tenho um corsa sedan joy 2005 que h? uns 4 meses do nada come?ou a falhar e eu j? levei em mec?nicos troquei varias pe?as e nada ele come?a a falhar do nada ai eu piso e ele n?o responde e se fica parado no ponto morto fica se tremendo todo e quer morrer o pior ? quando estou na rodovia e piso e ele n?o anda parece que esta com excesso de peso e n?o anda mesmo , n?o sei o que fazer nem onde levar ele gostaria de saber se algu?m que esta lendo poderia me ajudar ??? grato


  • maria lima disse:    ( 15.08.2013 às 22:10 )

    ola td bem minha duvida a cada 12 meses tinho que faz cabagem troca pastilhas e disco e um seina ano 2007


  • Ibanez Jose lima disse:    ( 14.08.2013 às 8:53 )

    Bom dia! Eu tenho um Honda fit 2005… o carro esta puchando para o lado direito e j? foi feito tudo, alinhamento, balanciamento, cambagem, pneus novos, mais memo assim continua puchando! Gostaria de uma orienta??o….. Obrigado!


  • Lucileide Oliveira disse:    ( 20.06.2013 às 13:09 )

    Tenho um Symbol 2012 que esta na garantia, apresenta estalos na traseira e dianteira, puxa a dire??o para direita, levei a oficina segundo o mec?nico precisava alinhar e balancear, fizeram o servi?o, mas resolveu, por ?ltimo cambagem.
    Por favor, pode me orienta.


  • Antonio Carvalho disse:    ( 02.06.2013 às 18:00 )

    o rastreador acusou defeito no sensor de borboleta do meu Honda Civic ano 2000 e poss?vel consertar o mesmo ou tem que trocar obrigado.


  • Vagner Sady disse:    ( 01.06.2013 às 21:21 )

    Filtro de ?leo se troca a cada troca de ?leo e n?o a cada duas trocas.


  • Custodio disse:    ( 17.04.2013 às 9:32 )

    Boa tarde.Adquiri um Honda Concerto 1.5 a gasolina de 1993.. Gostaria de saber onde fica o filtro da gasolina, pois ja andei a procura e nao consigo encontrar..
    Gostaria tambem de saber qual o formato do filtro.
    Obrigado


  • eder disse:    ( 10.04.2013 às 14:07 )

    gostaria de saber se ? possivel saber com certeza se foi trocado o volante do carro por algum outro mais velho. existe algum cdigo de barras no volante original do carro?
    grato


  • jorge marcelo disse:    ( 17.03.2013 às 7:35 )

    bom dia,
    tenho um citroen xantia 2001, e coloquei ele um uma oficina para alinhar. me informaram que precisava fazer caster, como n?o conhecia o que era autorizei a fazer o servi?o. quando tirei o carro da oficina percebi que ele estava com as buchas da balan?a ruins. troquei em outra oficina, alinharam o carro mas ele ficou sacudindo a frente quando ando e dando uns estalos na suspen??o. me informaram que quando fizeram o caster eles empenaram a balan?a ou alguma outra parte da suspen?a?. gostaria de saber sev essa informa??o esta correta?

    obrigado.


  • josivaldo disse:    ( 17.02.2013 às 23:53 )

    meu gol g4 2008 o motor balan?a mito n?o sei o que fazer


  • Sonia Ferreira disse:    ( 14.02.2013 às 8:56 )

    O painel do meu corsa 2005 est? com problemas na marca??o do combust?vel, igual ao do sr. Mois?s, que postou em janeiro. A luz acende e apaga e vive na reserva. J? troquei a b?ia e nada mudou, por isso, creio que o defeito ? no painel. Vcs conhecem quem conserta? Grata pela ajuda.


  • moises disse:    ( 21.01.2013 às 19:30 )

    ola gostaria de saber porque meu fiesta sedan deixou de acender a luz que avisa que esta acabando o combustivel,antes ela acendia avisando e apagava,agora s? me avisa quando esta no finalzinho do combustivel acendendo a luz e s? apagando quando abaste?o.


  • EURICO disse:    ( 13.01.2013 às 21:53 )

    gostaria de saber com quanto tempo devo trocar as pastilhas de freios da honda civic 2001?


  • paulo disse:    ( 16.11.2012 às 19:57 )

    olha comprei 4 pneus e gostaria d saber, se meu veiculo tem que fazer 4 balaciamento ou 2.(?) obgd pela sua atencao


  • leonardo da concei??o disse:    ( 12.05.2012 às 21:14 )

    Boa noite D?nis, quando troco os 4 pneus o que ? necess?rio realmente fazer?e quando o carro s? fuma?a ap?s 60km.Obrigado…


  • Thalita Real disse:    ( 13.04.2012 às 10:05 )

    Bom dia, Ronaldo

    Obrigada pela participação. Já registramos sua dúvida e ela será respondida na página do ZAP Carros no facebook (www.facebook.com/zapcarros), no próximo dia 18 (quarta-feira), das 13h às 17h. Acesse o link, deixe seu questionamento no mural para que você receba o esclarecimento do especialista.

    Atenciosamente,

    Equipe ZAP Carros


  • ronaldo vianna disse:    ( 12.04.2012 às 18:05 )

    ?timas coloca??es, sempre somos enganados por prfissionais inexcrupulosos, gostaria de saber quanto ao desempeno de rodas de ferro, j? ? rotina ao fazer balanceamento ouvirmos a pergunta_ o sr. caiu em algum buraco??? Qual o carioca que n?o?? e vem com istorinhas de que a roda est? muito empenada e que tem que passar na m?wuina para desempenar…se o carro n?o apresentava problemas, como do empeno??? Realmente se desempena rodas de ferro??


  • Thalita Real disse:    ( 12.04.2012 às 17:47 )

    Erika, boa tarde

    Obrigada pela participação. Já registramos sua dúvida e ela será respondida na página do ZAP Carros no facebook (www.facebook.com/zapcarros), no próximo dia 18 (quarta-feira), das 13h às 17h. Acesse o link, deixe seu questionamento no mural para que você receba o esclarecimento do especialista.

    Atenciosamente,

    Equipe ZAP Carros


  • carlos disse:    ( 19.03.2012 às 19:30 )

    foi muito bom, os conselhos dos amigos, obrigado pelas dicas; ja vou ficar mais esperto com eles.


  • Joao Ricci disse:    ( 20.01.2012 às 10:05 )

    Bom Dia!
    Gostaria se possivel de um esclarecimento.Tenho uma santana quantum 1.8 ano 1999 a dasolina. A 4 anos coloquei um chicote flex e agora come?ou a falhar. Levei em um mecanico e este achou melhor desligar o chicote do flex achando que ele estava falhando devido ao defeito no chicote, o que nao adiantou. procurei outro mecanico e este trocou o jogo de velas e os cabos de velas mais a tampa do distribuidor dizendo que o problema era este e me orientou a nao usar mais alcool pq iria dar problema no cabe?ote devido ao abastecimento de alcool.andei 35 km com o carro e aparentremente estava bom so que no dia seguinte voltou a apresentar o mesmo defeito retornei na oficina e o mecanico disse que nao dava regulagem pq estava com problema no cabe?ote.Gostaria se possivel que vcs me informassem se existe mesmo procedencia no que ele me disse que o alcool afetou o cabe?ote apesar da economia que o carro faz 10Km/litro em estrada.
    Agrade?o a compreens?o e aguardo resposta

    Att:
    Joao Ricci


  • Vanderlei Gomes de Souza disse:    ( 02.01.2012 às 21:34 )

    Ol?! porque meu carro quando atinge temp de trabalho fica variando o giro entre 1500 a 2000 giros? j? troquei at? o sensor de borboleta mas n?o adiantou. P?lio weekend 1.6 16v 97/98.


  • Vanderlei Gomes de Souza disse:    ( 02.01.2012 às 21:31 )

    Gostaria que alguem me ajudasse;
    meu p?lio weekend 1.6 16V 97/98 est? ficando com giro alto (1500 a 2500 giros) quando a temperatura est? normal de trabaho e fica variando como se estivesse dando aceleradas no carro no GNV e na gasolina fica pior ainda, j? troquei at? o sensor de borboleta mas n?o adiantou.
    OBS; de manh? ao sair frio, at? fica baixa mas depois de aquecido come?a a ficar variando de 1500 a 2500 giros.
    alguem, pode me dar uma dica do que pode ser?


  • Jos? nildo disse:    ( 31.12.2011 às 19:31 )

    Gostei das dicas j? estou cansado de joga dinheiro fora com os merc?nico mal intencionados, obrigado pelas dicas um feliz ano novo para todos.


  • izaias disse:    ( 30.12.2011 às 15:06 )

    feliz ano novo amigos tem mechanico e mecanico quanto acorreia dentada recomendo sua troca junto com ten?ores e rolamentos aos 30 mil km ocusto ebarato em comparasao com uma quebra de motor?


  • Teobaldo Goes disse:    ( 30.12.2011 às 7:14 )

    Tenho um Honda Fit que s? levo em um mec?nico de confian?a da fam?lia. Este final de ano o carro completou 40 KKm, e al?m da manuten??o preventiva, precisava trocar os pneus. Levei-o primeiro em uma loja e foram trocados os 4 pneus, feito balanceamento e alinhamento t?cnico(R180,00). Depois levei na oficina de confian?a para a revis?o, l?, entre outros defeitos,foram detectadas buchas da bandeja da suspens?o dianteira, amortecedor com folga na haste e batentes. Pedi a troca de todos os itens e o cara disse que precisaria fazer novo alinhamento, que o servi?o anterior n?o poderia ter sido feito sem a verifica??o das folgas na suspens?o e portanto estava comprometido. Acabei aceitando por mais R$ 50,00, mas fiquei desconfiado. Ser? que devo perder a confian?a no meu mec?nico ou foi a loja de pneus que agiu mal?


  • Miguel disse:    ( 29.12.2011 às 21:24 )

    Paulo Roberto, mande verificar o ?leo do diferencial embora vc n?o disse de onde vem o barulho.


  • marcos neves disse:    ( 29.12.2011 às 19:13 )

    ?tima mat?ria,precisamos ficar atentos e voltados ?o cuidado
    do nosso carro,de prefer?ncia levar sempre em um mec?nico s? de sua confian?a,pois se n?o fizermos assim ficamos muito vulner?veis nas m?os de mec?nicos desonestos.obs tenho um peugeot 2000 1.6 8v,gost?ria de receber mais e-mails sobre manuten??o de peugeot.um feliz ano novo a toda a equipe do zap carros e obrigado.


  • eduardo disse:    ( 29.12.2011 às 16:21 )

    Quem seguir a a orientacao deste “engenheiro”,provavelmente vai precisar trocar os disco de freio quando for trocar a pastilha,vai ter que trocar os pneus periodicamente,pois com o estado das nossas ruas(buracos) periodicamente precisamos acertar a geometria do veiculo e para finalizar vai acabar tendo que retificar o motor,por economizar 20,00R$ a cada troca de oleo.Leiam o manual do seu veiculo ele lhe orienta como fazer a manutencao correta.


  • sergio ligeiro do valle disse:    ( 29.12.2011 às 13:11 )

    Em primeiro lugar feliz ano novo a todos da Zapcarros e as seus familiares,e muito importante ter estas orienta??es,pois vivemos um momento de descredito geral,principalmente neste setor de “oficinas”, e neste momento apare?e uma “empr?sa ligada em parte
    ao ramo demonstranto um carater profissional a altura ,vindo orientar aqueles que n?o possuem conhecimento mec?nico.Isto e muito valido meus parabens a todos e continuem assim….


  • Ricardo disse:    ( 29.12.2011 às 10:41 )

    Muito me admira um engenheiro mec?nico, dizer que s? se deve trocar pastilhas de freio somente quando apresentar ru?do, quando isso ocorre fatalmente detona-se o disco. Carros que n?o tem sensor de aviso deve-se verificar a situa??o das pastilhas ao menos a cada 20.000 km.


  • Neto disse:    ( 29.12.2011 às 10:09 )

    Perceba que as feras do ramo j? se manifestam.
    A verdade doi e mentiras tem pernas curtas.
    Comentem suas experi?ncias!
    Ver?o choradeiras acontecendo, mesmo de pessoas bem vividas nesse ramo de desonestos, sem querer generalizar.


  • Paulo Roberto disse:    ( 29.12.2011 às 9:30 )

    A minha S10 , apos 80kms. faz um barulho ensurdecedor,ja levei em varios mecanicos cada um fala uma coisa, pesquisamos rolamentos, freios,oleo de caixa e nada, sera que tem alguma sugestao?


  • NELSON PEREIRA SOARES disse:    ( 29.12.2011 às 9:16 )

    Obrigado pelas dicas; fa?o destas informa??es para orientar a quem precisa. Bom ano novo a todos os que se preocupam com o bem estar de seu semelhantes.


  • fabio prestes disse:    ( 29.12.2011 às 8:58 )

    ? de suma importancia estas dicas pois na maioria da vezes somos ref?ns de ma inten??o,s? que ha? coisas como c?ster e cambagem nunca houvi falar talvez aqui no rgs tenha outro nome ficaria feliz em saber o que s?o.


  • Henrique Bispo Pimentel disse:    ( 29.12.2011 às 8:00 )

    Gostei das dicas


  • SILVIA A DONATO disse:    ( 29.12.2011 às 7:48 )

    ?timas dicas!Odeio quando vou levar o carro ao mec?nico e me olham como se fosse uma completa ot?ria. Agora fica faltando uma mat?ria espec?fica para cada montadora…


  • jose disse:    ( 29.12.2011 às 7:29 )

    NA VERDADE E UMA PERGUNTA. SE A CORREIA DENTADA ESTIVER PERFEITA E SEM FOLGA MESMO ASSIM TEM QUE TROCAR, CORRE O RISCO DE ARREBENTAR?.OBRIGADO.


  • luciano fernando bernardo disse:    ( 29.12.2011 às 7:27 )

    bom comentario as pessoas devem mesmo ficarem em alertas pra esses maus profissionais mas tambem devem ficar atento na sua manuten??o preventiva do veiculo


  • milson disse:    ( 29.12.2011 às 7:04 )

    excelente dicas parab?ns valeu


  • paulo cesar da ilva cardoso disse:    ( 29.12.2011 às 6:05 )

    O meu carro ? um corsa 98/99 sedan, apresenta um pequeno problema no freio de m?o que n/esta segurando o carro em declives/aclives, as marchas primeira,segunda,terceira e r? ja desapareceram uma v?s, consegui um mec?nico de ocasi?o que me devouveu as marchas, mas fiquei depois de algum tempo s/a quinta e a terceira esta meio mole e era justinha.Vou levar o carro para a consessionaria para ver o que eles podem fazer…


  • fernando mano disse:    ( 29.12.2011 às 1:02 )

    caro amigo gostaria de lhe informar que quando se troca o oleo
    se troca tambem o filtro pois ele fica com residos de oleo velho e o pre?o nao e t?o absurdo OBS NUNCA TROQUE SO O OLEO
    POIS O FILTRO VELHO ELE PODE OBISTRUIR E OS DUTOS DO MOTOR E COM ISSO O MOTOR PASSA A TRABALHAR FOR?ADO OBS OLEO SO DE BOA QUALIDADE VALE APENA

    ( AFINAL SEU CARRO CARREGA VOCE NAS COSTAS )

    ELE MERECE


  • Luiz Henrique Machado disse:    ( 29.12.2011 às 0:24 )

    Otima materia , seria interessante abordar outras descontinuidades do veiculo!!!!!!!! Tipo: pintura ( polimento ), lanternagem, parte eletrica, combustivel adequado e confiavel ( ADITIVADO OU COMUN ). Qual a diferen?a para o veiculo ??????.sem mais muito obrigado


  • Wellington Daniel disse:    ( 29.12.2011 às 0:05 )

    Muito boa a dica. Poder?amos ter mais, assim n?o ser?amos enganados por empresas que se dizem honestas, com a Full pneus, que instalou, de forma adaptada, um catalisador de Kadett em meu omega, colocou discos de freio com defeito, etc. No carro do meu pai, que n?o tinha um m?s de uso queria trocar os pivos da dire??o.
    D? uma passada l? e confira as falcatruas.


  • olimpio peter santos disse:    ( 28.12.2011 às 23:28 )

    gostaria de saber qual a km certa para ser feita a troca de olho dos mesmo a cada qual km do zero ou de qualquer outro pois eles falam que a cada 5000 mil pq isso e verdade ou nao. obrigado


  • roberto cerchiaro vieira disse:    ( 28.12.2011 às 23:16 )

    otimas dicas obrigado


  • Roberto Monteiro disse:    ( 28.12.2011 às 21:40 )

    ? sem soma de duvida uma otima dica


  • ALEXANDRE PIETROPAOLO disse:    ( 28.12.2011 às 21:39 )

    Quanta besteira. unca li tanta bobagem. Se a pessoa esperar para trocar as Pastilhas, quando ouvir barulho, vai acabar tendo que trocar os Discos de Freio tamb?m. Pois ficar?, ferro com ferro.

    Um carro que n?o puxa a dire??o, tamb?m pode necessitar de alinhamento e cambagem. Pois, se estiver cambagem negativa, as rodas estar?o abertas, comer?o os pneus por dentro, e o carro se vc. soltar a dire??o, ?r? em linha reta.

    Tenho 18 anos de experi?ncia, como Gerente de Centro Automotivo. E estou perplexo, com tanta desinforma??o.


  • MARCOS ELOISIO DA SILVA disse:    ( 28.12.2011 às 21:03 )

    ? muito importante este tipo de alerta. os mecanicos mal intencionados est?o de plant?o. com estes informes, os proprietarios de veiculos n?o ser?o facilmente ludibriados. parabens ……


  • Neto disse:    ( 28.12.2011 às 20:53 )

    Propriet?rio ansioso ? o alvo preferido de “alguns mec?nicos de confian?a”.
    Embora com raras excess?es, esses profissionais extintos deram espa?os a “vendedores de servi?os de terceiros”.
    Ganham comiss?o de outras empresas pelo “plantio fantasioso de defeitos”, quase sempre desnecess?rios.
    Limpesa de bicos ? desaconselhavel por todas as montadoras.
    Bico suspeito deve ser substituido, por exemplo, existem muitos outros modos de faturar.
    Os check ups de vitrine, grandes sal?es, preparados para isso s?o “abatedouros de incautos” que de t?o impressionados com a parafern?lia tecnol?gica apresentada, ficam facilmente suprimidos de R$ 850,00 a R$ 1.000,00 numa verifica??o r?pida de suspens?es de um veiculo com menos de 15.000 Km rodados.
    Quatro vezes no cart?o de cr?dito.
    Maravilha.
    Fique de olhos abertos especialmente nessa ?poca do ano, precisam de seu d?cimo terceiro sal?rio para sa?de finaceira das oficinas.
    Manuten??o ? preciso!
    Golpes n?o!


  • waldir disse:    ( 28.12.2011 às 18:45 )

    tenho um siena 2002 e levei para faser alinhamento e balanceamento e fiquei surpreso quando me disse que precisava de cambagem numa das rodas dianteiras so que uma ves ouvi diser que n?o se fas cambagem na dianteira procede grato


  • Jairo J?nior disse:    ( 28.12.2011 às 18:37 )

    “Quando o motor apresenta um barulho parecido de tuchos ou escovas ex: tec,tec,tec,tec. na acelere??o de trocas de marchas e da uma fumada quando pisa no acelerador,e a ?gua do radiador da uma baixada e o ol?o tamb?m,ele tando frio ou quente,o qu? significa???”


  • geraldo bastos disse:    ( 28.12.2011 às 18:20 )

    Muito bom, gostaria de receber mais e-mails com dicas de manuten??o e conserva??o de ve?culo.


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