home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Chevrolet Celta supera Renault Clio Campus

Categorias: COMPARATIVOS, TODAS AS NOTÍCIAS
Celta vence Clio (Fotos: Sérgio/ AE)

Celta vence Clio (Fotos: Sérgio Castro/ AE)

Dois dos modelos mais acessíveis do País, Chevrolet Celta e Renault Clio são também veteranos de mercado.  Até por isso, nas concessionárias podem ser adquiridos com preços bem inferiores aos sugeridos pelas fabricantes.

Apesar de ter tabela inicial de R$ 26.150, nas lojas o Clio é encontrado a partir de R$ 23.990 - valor da versão duas-portas. Além disso, trata-se do único popular com três anos de garantia, o que é seu grande trunfo. Mas foi o Celta, que assim como o rival só tem propulsor 1.0, o vencedor.  E mesmo sem garantia de três anos - a marca oferece apenas um.  Sua tabela é maior, a partir de R$ 27.195, mas no mercado ele é mais barato: começa em R$ 23.500 - também duas-portas, apesar de a versão fotografada ser de quatro.  Além disso, tem dirigibilidade e ergonomia superiores, manutenção mais em conta e ótima aceitação entre os usados.

celtaclio-00

Seu motor 1.0 8V tem 78 cv, ante 77 cv do 16V que equipa o Clio.  Mesmo com apenas 1 cv a mais, o Celta é notavelmente mais esperto.  O Renault rebate com a cabine mais bem acabada da categoria. Na escassa lista de série, o Chevrolet traz como diferenciais os dois apois de cabeça traseiros e conta-giros.  Já o Renault tem ar quente, para-choques pintados na cor da carroceria, desembaçador do vidro traseiro e rodas aro 14.  Resquícios da época em que era um carro superior - que foi se acabando ao longo dos anos.

Chevrolet Celta

Chevrolet Celta

CELTA “PÉ DE BOI” -E justamente por ter sua proposta bem clara, ele a cumpre melhor que o Clio.  Dirigir o Celta é mais agradável, principalmente em acelerações e retomadas.  Seu câmbio (curtíssimo) traz engates mais fáceis que o do rival, que oferece melhor posição de dirigir.  No Chevrolet as pernas raspam no volante, que é baixo e o volante é desalinhado para a esquerda.

Interior do Celta

Interior do Celta

Mas só no Celta os bancos têm regulagem por roldanas para o encosto.  No Renault, o ajuste é feito por meio de alavanca, exigindo paciência do motorista. Em 2012, ambos mudarão.  O Chevrolet dará lugar ao hatch do projeto Onix.  Já o Renault receberá, enfim, atualizações visuais - suas linhas de estilo externas são datadas de 2003 e seu interior, de 1999.

Renault Clio

Renault Clio

O Clio tem apenas a versão de acabamento Campus e os mesmos opcionais são oferecidos na carroceria quatro-portas, que parte de R$ 27.650. Com ar-condicionado, um Celta Life duas-portas é tabelado em R$ 30.744 e o Clio Campus, em R$ 29 mil.

Interior do Clio

Interior do Clio

Essa desvantagem do Celta é compensada pelo baixo custo de manutenção.  O hatch Chevrolet tem, em média, seguro 8% mais em conta que o Clio, cujas peças de reposição são 19% mais caras.  No pacote pesquisado pelo
Jornal do Carro, de cinco componentes, o dono de um Renault gastaria R$ 1.135 e o do Celta, R$ 953.

 

LEIA MAIS:

Ford Fiesta arranca na frente de Renault Logan

Chevrolet Classic renovado leva vantagem sobre Fiat Siena Fire

VW CrossFox vence Ford EcoSport 
 

17 comentários sobre “Chevrolet Celta supera Renault Clio Campus”
  • gustavo disse:    ( 14.01.2014 às 15:13 )

    Dizer que celta e melhor que clio?
    E porque realmente n?o entende de carro.
    Viaje com os dois e depois me fala..
    Clio superior em tudo, principalmente em custo benef?cio.
    Abra?o..


  • Fabr?cio disse:    ( 27.12.2013 às 8:57 )

    O Celta ? infinitamente melhor que o Clio em tudo.
    Pra come?ar, o Clio ainda usa tuchos mec?nicos, necessitando de regulagens de v?lvulas peri?dicas;
    O Celta consegue ser relativamente macio mesmo sem subchassi;
    Os c?mbios da Renault nunca foram refer?ncias em seus engates, e o do Celta com certeza tem engates mais precisos;
    O pequeno da Chevrolet, apesar de seu tamanho, tem um bom aproveitamento de espa?o interno.
    E Chevrolet ? muito melhor que Renault em tudo.


  • fabio disse:    ( 31.01.2013 às 4:25 )

    Celta melhor que clio essa pesquisa foi comprada com certeza minha gente


  • Guilherme disse:    ( 13.04.2012 às 20:59 )

    Acabei de comprar um Clio 2012 estive antes estive na Chevrolet l? eles me ofereceram o Celta por 31 mil com Ar, quatro portas, e pintura met?lica agora eu dando 20 mil de sinal com presta??o de 487 reais por m?s durante 4 anos. Achei muito caro mesmo desistir.
    Fui na Renault La vi o Clio com duas portas Ar, pintura met?lica, trava, e alarme por 26 mil e 677 reais, eu dando 19 mil de sinal com presta??o de 336 reais durante 36 meses bem mais encontra que a Chevrolet que era de 31 mil e presta??o de 487 em 48 meses. Uma outra coisa que achei melhor foi a garantia de 3 anos bem melhor que de um ano da Chevrolet. Gente se eu procura-se mais iria encontrar o Chery mais barato ainda por 24 mil e 999 reais com 3 anos tb de garanti 4 portas dire??o Hid. E outros opcionais. Acho que ? hora de certas empresas repensassem melhor e refazer metas menos gananciosas.
    Obrigado.
    Guilherme.


  • luciano disse:    ( 07.11.2011 às 20:10 )

    Tenho um clio 2010, ?timo carro pelo custo X benef?cio, meu carro anterior foi um celta 2005, o clio est? num n?vel superior, mesmo sendo um projeto da d?cada de 90.


  • pedro disse:    ( 21.10.2011 às 19:23 )

    tenho um clio ano 2000 .faz 2anos e bem mlhor que o celta.mis conforto e espa?o . brasileiro nao conhece de carro


  • Fernando disse:    ( 02.10.2011 às 16:03 )

    Quando o brasileiro der oportunidade para s? mesmo e largar de correr atrr?s de vw/gm/fiat…vai se surpreender com a Renault…carros infinitamente superiores…n?o tem como comparar um Celta com um Clio…j? estou no quarto Renault…e n?o saio desta marca para Vw/Gm e Fiat…nunca.

    O problema ? que Gm e Fiat compram a imprensa..resultados sempre com terceiras inten??es, comparativos manipulados.


  • Guilherme disse:    ( 08.03.2011 às 16:17 )

    Apenas para constar: a Renault ofrece tr?s anos de garantia e pre?o fixo na revis?o at? os 60 mil km. Eu tenho um Clio e o meu irm?o um Celta. Compramos com uma diferen?a de uma semana. o meu Clio est? com mais de trinta mil km rodados e eu s? gastei o valor das revis?es fixas (138 + 280 + 189 = 607 reais). J? o meu irm?o tem que levar o carro para trocar o ?leo a cada 5 mil km (o clio ? de 10 em 10 e o valor j? est? inclu?do na revis?o) e as revis?es n?o s?o fixas: na de 20 mil km, veio or?ado pela Chevrolet 840 reais, pois o carro tinha que sofrer uma limpeza dos bicos e troca das pastilhas de freio. Ele recusou e mesmo assim o valor da revis?o ficou acima de 400 reais… N?O BASTA S? OLHAR O PRE?O DAS PE?AS! Isso sem contar que o meu Clio, apesar de mais de 30 mil km rodados, n?o apresenta barulhos no acabamento, enquanto o Celta dele… Quem tem um Clio n?o se arrepende da escolha!


  • Leandro disse:    ( 04.03.2011 às 1:30 )

    Para tudo! Quando comecei a ler e o autor disse que Celta tem melhor dirigibilidade e ergonomia que o Clio, j? esperava uma p?rola de reportagem. Nem sendo ex-dono de Celta d? pra entender o resultado, conforme o colega comentou abaixo. ? claro que revenda e pe?as ? melhor no Celta, assim como Uno e Gol. Qualquer boca de porco adora essas carrocinhas.


  • Fred disse:    ( 03.03.2011 às 17:08 )

    Quando eu vim para o Brasil fiquei surpreso com o gosto ruim de que o brasileiro tem por carros. Mas lendo comentarios como estes, para essa compara?ao tao engra?ada, eu vejo que nao e o gosto dos brasileiros (que resultou ser otimo), mas a suposta “imprensa especializada” que fala de carros aqui, os pobres coitados nao sabem nada mesmo. Se eu estou enganado com este comentario, entao a outra razao para ver este resultado na compara?ao, e que a GM pagou a nota.


  • Rodrigo disse:    ( 21.02.2011 às 23:25 )

    Quem fez essa reportagem tem problemas psiqui?tricos.A GM ? piada,faz carros defasados e mal-acabados com motores pr?-hist?ricos,Celta ? um monte de lata e pl?stico vagabundo barulhento,com c?mbio curto de bus?o.Foi meu carro na auto-escola hehe.O Clio ja foi hatch premium,? mais bonito,tem motor multiv?lvulas mais moderno,? melhor acabado,? anos luz longe o melhor custo x benef?cio da categoria.Vende pouco pq aqui ? Brasil=povo burro.Esse ano ainda compro meu franc?s =)


  • delfim domingues disse:    ( 19.02.2011 às 20:13 )

    Brincadeira dizer que o celta ? melhor.O carro ? tosco,digo isso por que tenho uma porcaria dessa.


  • alexandre disse:    ( 18.02.2011 às 12:21 )

    n?o concordo. ja tive celta agora tenho clio, n a compara??o clio muito mas carro.
    pe?as realmente mais cara mas e compensado quando se dirige um.
    descupa, mas o cara q fez o teste e louco.


  • Mauro disse:    ( 13.02.2011 às 20:03 )

    Na Inglaterra o Clio briga com o Mini, o que vc quer mais, o Mini ? fabricado pela BMW, e custa a partir de R$ 80.000,00, agora est?o trazendo carros pequenos com grande tecnologia, antes os grand?es e poderosos Audi’s, Mercedez’s e outras marcas mais, queremos carros pequenos com a mesma tecnologia empregada dos grandes, eu acredito que com a chegada do pequeno da Toyota isso vai come?ar a mudar.


  • Mauro disse:    ( 13.02.2011 às 16:50 )

    Sou mais o Clio, n?o consigo engolir os carros da Chevrolet Brasil, tecnologicamente o propulsor do Clio ? superior, toda a linha Chevrolet Brasil, usa motores baseados nos anos 80, ? isso a?, j? foi o tempo, compare os modelos da Chevrolet Brasil com a sua coirm? Alem?, a Opel, e voce ver? que por aqui a Chevrolet s? faz carro?as, chamam de Vectra o que a Opel chama de Astra, e por a? vai a grande merda de mercado que temos. Compare um Clio Sport com qualquer outro carro nacional, e voce ver? a grande diferen?a, esse carinho tem motor 2.0 16V de 200HP, ? pouco, vc saberia dizer quantos HP tem o ?mega???
    Enquanto tivermos fabricas como a Chevrolet Brasil, que ultimamente atualizou o antigo corsa sedan, para a vers?o feita na china, ? uma grande piada, agora vem a? os chineses, que sofrem restri??es em v?rios pa?ses, mais aqui n?o, v?o entrando sem nenhuma restri??o, legal????


  • Eugenio disse:    ( 31.01.2011 às 18:07 )

    PS: O item 2 retiro que disse, pois realmente o Clio 2 portas é horrível de mexer nos comandos de portas.


  • Eugenio disse:    ( 31.01.2011 às 18:05 )

    Discordo totalmente do resultado deste comparativo, que foi descaradamente a favor do Celta, vamos aos fatos:
    1- Como o pr?prio reporter, ? por essas e outras que o Supremo Tribunal Federal acabou com a obrigatoriedade de diploma de jornalista, para dirigir o Celta, o condutor fica realmente desalinhado na rela??o banco volante, sendo o Clio, o condutor fica alinhado na mesma rela??o.
    2- Os comandos dos vidros el?tricos ficam agrupados na porta de ambos, por?m no Clio ? s? esticar o bra?o que chega at? l?, mas no Celta, tem de recuar o mesmo, o que ? ergonicamente muito pior.
    3- Um carro que realmente ? uma plataforma do in?cio dos anos noventa, e outro que ? do final da mesma d?cada, acredito eu, que n?o sou jornalista, ? mais evoluida que a primeira.
    4- O Clio ainda ? vendido, com um parachoque diferente, na Europa, agora pergunto para o reporter, o Celta j? foi vendido na Europa? Os europeus s?o como brasileiros que compram carros como “investimento” e n?o bem de consumo dur?vel.
    5- Este pa?s ? muito engra?ado mesmo, pois s? aqui carro ? visto como “investimento” e n?o bem de consumo dur?vel, ent?o esse neg?cio de revenda deveria deixar para im?veis, e outras aplica??es financeiras, que ? o mais correto, ainda voc?s jornalistas especializados insistem no neg?cio de revenda aumentando ainda mais esta cultura equivocada, para n?o usar burra mesmo.
    6- At? vai, mas c? entre n?s, oitenta reais, o sujeito que anda de carro e escolhe um outro por causa da diferen?a de oitenta reais n?o deveria nem andar de carro, pois com certeza vai ser aquele que de tempos em tempos enche o carro de quatro, cinco pessoas, pega dez reais de cada um, coloca alcool e sai andando por a?.

    O Celta n?o ? um carro ruim, muito pelo contr?rio, pelo pre?o, surreal dos carros no Brasil, ele ? muito honesto e cumpre realmente para o que ele foi designado, por?m tente vijar em um Celta por mais de 4 horas seguidas, e a mesma coisa com o Clio, tenho certeza que o segundo chegar? mais inteiro, pois fa?o isso costumeiramente e j? fiz diversas vezes, com ambos. E sim tenho um Clio.


Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0