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Chevrolet Tracker 2.0 16V

Categorias: Chevrolet, TESTES E AVALIAÇÕES, TODAS AS NOTÍCIAS
Chevrolet Tracker é produzido na fábrica de Rosario, na Argentina

Chevrolet Tracker é produzido na fábrica de Rosario, na Argentina

O carro aí das fotos não é um desconhecido. Foi relançado no país em 2007, mas chegou com visual idêntico ao do modelo vendido pela GM entre 2001 e 2004. A diferença é que o motor diesel deu lugar a um propulsor a gasolina, providência que reduziu o preço do carro e aumentou seu volume de vendas. O Tracker era caro demais na versão anterior, em sua primeira aparição no Brasil sob a bandeira da General Motors.

Este jipe vem com a borboletinha da Chevrolet na grade dianteira, mas trata-se de um legítimo Suzuki ? a GM foi proprietária da marca japonesa, mas a aliança foi dissolvida. O Tracker é, na verdade, o velho Grand Vitara, vendido no país entre 1998 e 2003.

Visual está defasado, mas continua agradando. Note a banda de rodagem dos pneus impregnada de barro. Por serem feitos para rodar apenas no asfalto, sofrem para passar por pisos moles

Visual está defasado, mas continua agradando. Note a banda de rodagem dos pneus impregnada de barro. Por serem feitos para rodar apenas no asfalto, sofrem para passar por pisos moles

Depois de uma década de seu lançamento, as maiores modificações ocorreram debaixo do capô. Por fora, as mudanças se resumiram às lanternas, grade do radiador e aos logotipos. O resto está igual. E quer saber? Não fez a menor diferença. Uma semana guiando o Tracker mostrou que o modelo atrai muitos olhares nas ruas. O visual pode não ser o mais moderno entre os concorrentes, mas é robusto e discreto. Tanto carisma é comprovado pelo número de vendas. Entre janeiro e setembro deste ano foram 6.558 unidades vendidas, deixando o jipinho em quarto lugar do segmento, atrás do Mitsubishi Pajero, Hyundai Tucson e Ford EcoSport.

Tração é traseira quando o 4x4 não está acionado. Jipe é estável até 110 km/h

Tração é traseira quando o 4x4 não está acionado. Jipe é estável até 110 km/h

Por dentro, nada é automático, como ocorria com grande parte dos carros da década passada. Há pouca eletrônica embarcada. Ou, como preferem os adeptos do fora-de-estrada, nada de frescura. É preciso trancar manualmente as portas, pois elas não são travadas quando o carro começa a andar. Também não há sensores crepusculares, de chuva ou de estacionamento. O sistema de ventilação usa um anacrônico botão deslizante e o painel vem com botões que atuam como interruptores. Até o cinzeiro, item abandonado pela maioria das montadoras, tem seu lugar no meio do console.

Dimensões são contidas. São 4,215 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,74 m de altura. O entreeixos é de 2,48 m

Dimensões são contidas. São 4,215 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,74 m de altura. O entreeixos é de 2,48 m

A tração nas quatro rodas é acionada pela tradicional alavanca, instalada ao lado do freio de estacionamento. É possível ativar o 4×4 com o carro em movimento, até o limite de 95 km/h. Para usar a reduzida, é preciso parar. No entanto, esse modo tem uso limitado por conta dos pneus de fábrica. O Tracker vem com pneumáticos 235/60R16 para uso urbano. Em outras palavras: apenas para o asfalto. Na avaliação do ZAP, foram eficientes em pisos de terra batida e seca, mas a tração integral foi quem compensou as escorregadas dos pneus no off-road.

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Se sua idéia é levar o Tracker em aventuras, considere a instalação de pneus de uso misto. Com o equipamento original, fuja de pisos moles, como areia fofa ou lama. Pneus para asfalto têm baixa capacidade de eliminar a lama que fica presa à banda de rodagem ? e isso faz a roda derrapar. As fotos desta página ilustram esta situação. Entre as poucas alternativas estão o Pirelli Scorpion STR, que custa, em média, R$ 480. Há também o Goodyear Wrangler RT/S, que sai por R$ 405, ou o Yokohama Geolandar A/T-S (R$ 670). Os preços foram pesquisados em São Paulo.

O Tracker é um jipe de verdade, com sistema de tração robusto, vão livre de 195 mm e chassi de longarinas

O Tracker é um jipe de verdade, com sistema de tração robusto, vão livre de 195 mm e chassi de longarinas

O motor 2.0 a gasolina conta com 128 cavalos a 5.900 rpm e torque de 17,7 kgfm a 4.300 rpm. Demora para deslanchar e tem pouca força em baixa rotação para uso no dia-a-dia. É mais fraco que o propulsor V6 que já equipou o irmão Suzuki Grand Vitara (e veio para o Brasil) nos anos 1990. No entanto, a falta de fôlego é atenuada pelo consumo relativamente baixo. Foram 8,3 km/l dentro da cidade, de acordo com medições do ZAP. Com um tanque de 66 litros, dá para rodar pelo menos 540 quilômetros. Mas, apesar da boa autonomia, falta espaço para carga. São apenas 275 litros de volume no porta-malas com os bancos traseiros na posição normal.

Interior é simples, mas oferece bom nível de conforto para um jipe. Engates do câmbio poderiam ser mais macios

Interior é simples, mas oferece bom nível de conforto para um jipe. Engates do câmbio poderiam ser mais macios

Não há opção de câmbio automático e apenas uma versão de acabamento está disponível. Por R$ 62.506, o Tracker é um dos carros 4×4 mais em conta do mercado. Pelo mesmo preço, é possível levar para casa um Volkswagen Golf 2.0 (R$ 59.990) ou o novo Fiat Linea 1.9 (R$ 60.900). São mais confortáveis? Sim, mas não se esqueça: o Tracker é um jipe. E, entre os jipes, é um dos mais confortáveis à venda. É um veículo feito para quem gosta de estar a bordo de  um ?aventureiro?, mas não se contenta com a maquiagem fora-de-estrada de modelos 4×2. Ainda que você não tenha a menor intenção de sujar o carro com barro, ele vai dar conta do recado se o dono mudar de idéia.

Falta espaço no porta-malas e a cobertura do bagageiro é apenas uma lona fixada com velcro

Falta espaço no porta-malas e a cobertura do bagageiro é apenas uma lona fixada com velcro

13 comentários sobre “Chevrolet Tracker 2.0 16V”
  • jos? carlos disse:    ( 15.04.2014 às 11:10 )

    a tracker ? o carro que sonhava e estou satisfeito com ele.
    mto bom carro, forte e charmoso, ? me vejo em outro agora cuidarei para te-lo mto tempo.


  • Ricardo disse:    ( 14.01.2014 às 17:45 )

    Tenho um e de longe, apesar de ser um jipe “pul?o” (peca um pouco no conforto em ruas mais acidentadas) ? o melhor carro que j? tive. Fui ver a tracker nova 2014 pra trocar e fiquei com d? de quem comprar.. que l?stima. Minha tracker 2007 eu s? vendo se precisar comprar prato de comida, sen?o vai ficar comigo at? a morte! Sobe at? parede, n?o bebe, n?o quebra e tem manuten??o barata.. n?o sei pra que existem outros tipos de carros.. kkk [ ]s


  • monteiro disse:    ( 12.11.2013 às 22:06 )

    comprei um jipinho,porque moro em um lugar lindo e preciso muito deste tipo de carro,gosto de curtir dunas em minhas praias costa azul e mangue seco visite.


  • reginaldo disse:    ( 14.03.2013 às 10:19 )

    eu gotaria de uma informa??o o meu traker 2001 mod 2002 a disel n?o esta muito bom de motor,
    eu gostaria de saber se tem como adapita o motor da s10 2.8 na minha traker, se alguem poder me ajudar eu agrade?o obrigado.


  • Edson Pereira disse:    ( 19.02.2013 às 10:18 )

    Esse ? um 4×4 de verdade, ao contr?rio dos fakes que andam por ai, como Crossfox e Palio Adventure. Infelizmente a GM o tirou de circula??o com muita rapidez


  • Gilmar disse:    ( 12.11.2012 às 10:15 )

    Quero deixar a minha opini?o o carro ? muito bom ? o segundo que eu tenho o muito economico faz ate 13,5 na estrada e na cidade faz 9,por litro


  • carlos catao disse:    ( 20.07.2012 às 19:49 )

    gostaria muito q vcs me desse uma ajuda estou com dificuldade de encontra o torke do cabecote e dos comando de valvula e do ponto de pms da tracker moro em manaus,AM brasil estou a mais de tres meses para resolver o problema do meu cliente pois ele esta muito triste fico aguardando resposta por favor me ajude so vcs irao socorre-me


  • OSNI disse:    ( 06.07.2012 às 11:13 )

    TRACKER 2008, OTIMO CUSTO BENEFICIO, CARRO CHAMA ATENCAO ONDE PASSA, O MEU FAZ 7 EM AREA URBANA COM RELEVO 99% MONTANHOSO, RODOVIA 11 A 100KM/H E 3000GIROS MANTIDOS SEM CARGA E 4 PESSOAS, AR DESLIGADO, MACIO, ESTAVEL, ROBUSTO, 4X4 EFICAZ COM PNEUS 235X70 16 SILENCIOSO, NAO DA MECANICA, PE?AS DE REVISAO FACEIS DE ENCONTRAR EM SP, FUJAM DAS CONCESSIONARIAS, CHEGAM A COBRAR O VALOR 11 VEZES MAIS CARO, TIPO CORREIA 900,00, SP PAGUEI 78,00.PODEM COMPRAR SEGURAMENTE,A 4 ANOS CUSTAVA 62.500 HOJE VC PAGA ATE 34000 EM UM CONSERVADISSIMO, LEMBRANDO ? UM CARRO COMPLETO C TETO SOLAR E 4X4 COM POUCOS NO MERCADO QUE CHEGAM A CUSTAR HOJE ATE 85.000, DESVALORIZOU? SIM! COMO TODOS, QUER INVESTIR, PROCURE OUTROS INVESTIMENTOS.


  • davi araujo disse:    ( 02.07.2012 às 16:55 )

    Esse e um carro que vale a pena …economico rustico … bonito… e confortavel …aconcelho todos ter um…


  • David disse:    ( 10.04.2011 às 17:09 )

    Monica disse: ( 23.11.2010 ?s 11:14 )
    QUANDO VI ESTE JEEPINHO PELA PRIMEIRA VEZ , ME ENCANTEI . ELE ? CHARMOSO , SUAS FORMAS S?O DELICADAS E ARREDONDADINHAS D? UM AR DE UM CERTO ROM?NTISMO , LEMBRA CAMPO ESTRADAS , FAZENDAS, AR PURO , MONTANHA, ESTRADINHA SINUOSA , CARINHO , LITERALMENTE APAIXONANTE .
    PRECISOU USAR TODO O CARISMA DE UM CHEVROLET PARA SE VENDER SUZUKI , N?O ACHAM ?
    SOU POBRE C/ SENSIBILIDADE MAS ACEITO DOA??ES .
    ABRA?OS A TODOS QUE AMAM UM CHEVROLET .

    Isso parece poesia


  • Monica disse:    ( 23.11.2010 às 11:14 )

    QUANDO VI ESTE JEEPINHO PELA PRIMEIRA VEZ , ME ENCANTEI . ELE ? CHARMOSO , SUAS FORMAS S?O DELICADAS E ARREDONDADINHAS D? UM AR DE UM CERTO ROM?NTISMO , LEMBRA CAMPO ESTRADAS , FAZENDAS, AR PURO , MONTANHA, ESTRADINHA SINUOSA , CARINHO , LITERALMENTE APAIXONANTE .
    PRECISOU USAR TODO O CARISMA DE UM CHEVROLET PARA SE VENDER SUZUKI , N?O ACHAM ?

    SOU POBRE C/ SENSIBILIDADE MAS ACEITO DOA??ES .
    ABRA?OS A TODOS QUE AMAM UM CHEVROLET .


  • salete baraldi disse:    ( 27.10.2010 às 13:33 )

    gostaria de saber quanto vale tracker 2004 disel fas 16p/ltra?ao 4×4 4peneu novos.tapesaria em couro teto solar


  • jose carlos da silva disse:    ( 26.07.2010 às 1:27 )

    gostaria de receber mas informa?ao sobre a tracker


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