home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Com novo motor 1.0 de três cilindros, Fox BlueMotion é o carro mais econômico da Volks no Brasil

Categorias: LANÇAMENTOS, TESTES E AVALIAÇÕES, TODAS AS NOTÍCIAS, Volkswagen
Volkswagen BlueMotion 1.0 de três cilindros parte de R$ R$ 32.590 (Fotos: Divulgação)

Volkswagen BlueMotion 1.0 de três cilindros parte de R$ R$ 32.590 (Fotos: Divulgação)

Para os consumidores que não gostam de visitar o posto de gasolina com frequência, uma boa notícia. O Volkswagen Fox BlueMotion 1.0 passa a contar com motor de três cilindros, que, segundo Thomas Schmall, presidente e CEO da montadora alemã no Brasil, é o trem de força mais moderno e eficiente produzido pela marca no País. A tecnologia faz com que o hatch seja reconhecido como o carro mais econômico da Volks por aqui.

Com 993 kg, Fox BlueMotion é 29 kg mais leve do que a versão 1.0

Modelo tem 3,82 metros de comprimento, 1,54 m de altura, 1,65 m de largura e 2,46 de distância entre-eixos

O Fox 1.0 BlueMotion de três cilindros está previsto para chegar às concessionárias do País em julho, por R$ 32.590 -versão duas portas - e R$ 34.090, na configuração com quatro portas. Em relação ao Fox 1.0, que continuará sendo vendido, a nova opção custa R$ 750 a mais.

“O novo motor foi feito com objetivo de melhorar a eficiência e oferecer performance igual ou superior ao propulsor de quatros cilindros, além de reduzir seu peso”, afirma Roger Guilherme, gerente de engenharia de Powertrain da VW.

Com 993 kg, Fox BlueMotion é 29 kg mais leve do que a versão 1.0

Com 993 kg, Fox BlueMotion é 29 kg mais leve do que a versão 1.0

O novo propulsor total flex que equipa a versão 1.0 BlueMotion do Fox é produzido em São Carlos (SP) e tem potência de 82 cv, quando abastecido com etanol. Com este combustível, o motor é capaz de desenvolver torque de 10,4 kgfm, entre 3.000 rpm e 3.800 rpm.

Porta-malas tem espaço para 260 litros

Porta-malas tem espaço para 260 litros

De acordo com a VW, mais de 85% do torque está disponível a partir dos 2.000 giros. Em comparação ao Fox 1.0, o novo motor trabalha em rotações mais baixas, o que resulta em menor consumo de combustível e redução de emissões.

O bloco e o cabeçote são feitos em alumínio, o que reduz o peso do conjunto. A Volks afirma que, comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, seu novo propulsor é 24 kg mais leve.

Como opcional, hatch conta com volante multifuncional, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro

Como opcional, hatch conta com volante multifuncional, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro

Assim como no Fox 1.0, o câmbio manual de cinco velocidades equipa a versão com novo motor. No entanto, a marca alemã afirma que o modelo de três cilindros oferece relação de marchas mais longas em até 10% em comparação à utilizada na configuração convencional.

Como itens de série, o modelo traz air bag duplo, freios ABS com EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ESS (Sinal de Frenagem de Emergência), computador de bordo, direção eletro-hidráulica, chave canivete, desembaçador do vidro traseiro e banco do motorista com regulagem de altura.

Com motor de três cilindros, Volkswagen promete redução do consumo energético de até 17%

Com motor de três cilindros, Volkswagen promete redução do consumo energético de até 17%

IMPRESSÕES AO VOLANTE - Dirigimos a versão quatro portas do Fox BlueMotion em trecho urbano e na estrada. Ao medir o consumo em um percurso de cerca de 50 km, o hatch realmente se mostrou eficiente. O computador de bordo da unidade avaliada, que foi abastecida com gasolina, marcou 14,2 km/l na cidade e 16,0 km/l na rodovia.

O câmbio é macio e tem engate fácil. As ultrapassagens não são nada ruins para um modelo com motor 1.0, pelo contrário. A ampla faixa de distribuição do torque faz com que o carro ganhe fôlego nas retomadas.

Direção com assistência eletro-hidráulica que é oferecida como item de série na versão BlueMotion reduz o consumo energético do modelo em 3%

Direção com assistência eletro-hidráulica é oferecida como item de série na versão BlueMotion e reduz o consumo energético do modelo em 3%

Nas poucas curvas que o trajeto apresentou, não houve rolagem de carroceria e o modelo se mostrou bastante estável, mesmo aos 120 km/h.

O sistema Eco Comfort, oferecido como item opcional, auxilia o condutor a economizar combustível, oferecendo dicas através de mensagens no painel. Se o ar-condicionado está ligado e a janela é aberta, por exemplo, o instrumento avisa o motorista que a medida não é econômica.

Quando equipado com sensor de estacionamento, display informa motorista quando há objetos se aproximando na traseira do veículo

Quando equipado com sensor de estacionamento, display informa motorista quando há objetos se aproximando na traseira do veículo

Em relação ao acabamento, o modelo também faz bonito. O visual é harmônico e o material utilizado é de boa qualidade. A unidade avaliada não apresentou rebarbas aparentes e tanto o tecido do banco quanto o revestimento do carro é agradável ao toque.

A visibilidade e o isolamento acústico contam pontos favoráveis ao carro. O espaço interno também é bom e o motorista encontra posição para dirigir com facilidade com o auxilio da regulagem de altura para seu assento.

* Viagem feita a convite da Volkswagen.

LEIA MAIS:

Volkswagen Fox é o destaque da linha 2014 da marca alemã

Avaliação: Gol 1.0 duas portas oferece sistema que ajuda na economia de combustível

4 comentários sobre “Com novo motor 1.0 de três cilindros, Fox BlueMotion é o carro mais econômico da Volks no Brasil”
  • geraldo alves de almeida disse:    ( 26.01.2014 às 16:49 )

    carro para andar apenas na cidade,manda ir para vitoria passando por monlevade,? so onibus e caminhao turbinado.a menos que provem o contrario.carro nao pode ficar rodando so acima de 5.000rpm.concorda.


  • Rubens caetano da silva disse:    ( 07.12.2013 às 20:21 )

    ninguem retorna , me indiquem quem conserta um motor, pois a VW negou o conserto, quem me ajuda senhor!!!!!!!!!!


  • wanderley dos santos silva disse:    ( 16.07.2013 às 15:14 )

    gostaria de saber qual o valor deste carro o valor das parcelas em quantas vezes com ou sem entrada e o valor da renda mensalobrigado


  • rubens caetano da silva disse:    ( 07.07.2013 às 21:45 )

    o virabrequim de varias carros da fox 1.0

    teve problemas , com o motor mais leve qual sera o prox, problema

    e uma pergunta aonde arrumo meu virabrequim do meu fox. 1.o


Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0