home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Confira como cada carro se comporta ao passar por trechos alagados

Categorias: Cuide de seu carro, TODAS AS NOTÍCIAS

Rio - É verão, faz sol há dias, mas sempre fica aquela pulga atrás da orelha: a qualquer hora, pode cair um dilúvio. Quais são os melhores modelos para enfrentar trechos alagados? E quais enguiçam até numa poça? O Centro de Experimentações e Segurança Viária (Cesvi Brasil, núcleo de pesquisas que faz análises de risco para seguradoras e oficinas) estudou o assunto e fez um ranking dos carros de passeio e comerciais leves nacionais mais aptos a transpor “lagoas”.

Carros enfrentam alagamento por causa de fortes chuvas no Rio (Foto: Domingos Peixoto/ O Globo)

Carros enfrentam alagamento por causa de fortes chuvas no Rio (Foto: Domingos Peixoto/ O Globo)

O resultado surpreende: modelos rústicos, que teoricamente se sairiam muito bem (o Mille, por exemplo), tiveram maus resultados - e receberam nota baixa: uma estrela. Modelo altos como o EcoSport e a Chevrolet S10 flex ficaram nas posições intermediárias (duas e três estrelas, respectivamente).

E um importado cheio de tecnologia eletrônica - portanto, forte candidato a dar problemas na água - ficou entre os carros com as melhores notas: é a minivan Citroën C4 Picasso, que recebeu quatro estrelas. Os outros “quase-anfíbios” do mesmo grau são o C4 hatch 1.6 16v, o Fiat Dobló 1.8 e a minivan Renault Grand Scénic.

Por enquanto, nenhum modelo levou a nota máxima, de cinco estrelas. Quem sabe um utilitário a diesel com snorkel? Felício Félix, analista técnico do Cesvi Brasil, conta que a idéia do ranking foi justamente descobrir porque alguns carros passam e outros ficam no trecho alagado.

Tabela de ranking com as notas do Cesvi

Tabela de ranking com as notas do Cesvi

O estudo, vale dizer, é teórico. Ninguém botou carros na água para fazer o ranking. Mas, fazendo medições, a equipe do Cesvi levou diversos fatores em conta para chegar aos resultados.

O sistema de admissão, é claro, foi o primeiro ponto de atenção. Afinal, é por ali que pode ser aspirada a água da enchente, provocando um calço hidráulico (ou seja: quando a água invade a câmara de combustão e trava o motor, muitas vezes empenando e quebrando as peças). Foi medida a atura da tomada de ar para o motor e observado o formato do coletor de admissão. Também verificaram a altura máxima do sistema de escape - outro ponto de entrada de água, principalmente se o motor estiver parado.

Veja o que acontece em cada parte do carro ao enfrentar uma enchente

Veja o que acontece em cada parte do carro ao enfrentar uma enchente

O Cesvi levou em conta detalhes que normalmente são esquecidos. Por exemplo: quanto maior a cilindrada, mais facilmente o motor sugará água pela admissão, em caso de alagamento. Outra: quanto maior a taxa de compressão, menor será a tolerância ao volume de água admitido.

Também observaram a posição e a construção de componentes elétricos, que, em contato com a água, podem dar problemas e causar enguiço. Alternador, módulos de injeção, fusíveis e sensores de oxigênio e rotação foram estudados. Na conta para ganhar estrelas, foi considerada ainda a vedação da embreagem. “Se o conjunto ficar encharcado, vai patinar e o carro terá dificuldades para se mover”, explica Félix.

As medições do Cesvi foram feitas em modelos 2009, mas vale lembrar de casos de automóveis mais antigos alérgicos a água. Os velhos Omega 3.0, por exemplo, tinham a entrada de ar do motor montada no pára-choque, a apenas 39 centímetros do chão.
Os primeiros Palio (1996 e 1997) também naufragavam. A boca do filtro de ar ficava sob o farol, a 55cm do chão. Qualquer marola feita por ônibus, e o motor ia por água abaixo.

Já os Fiat Tipo 1.6 de 1994 e 1995 tinham seu módulo de injeção e ignição instalado muito baixo. Quem se arriscava na água, tomava prejuízo. Os Mercedes Classe A costumavam ter problemas de infiltração em peças da direção hidráulica, o que deixava o volante pesado. A fábrica instruía a evitar poças com mais de 20 cm de profundidade. Em compensação, os Fuscas e outros velhos Volkswagen com motor traseiro refrigerado a ar costumavam vencer alagamentos sem esforço.

Pistão do motor de um Palio atingido por calço hidráulico em enchente (Foto: André Teixeira)

Pistão do motor de um Palio atingido por calço hidráulico em enchente (Foto: André Teixeira)

ÁGUA ACIMA DA METADE DA RODA, É MELHOR ESPERAR - Mesmo que seu carro tenha se saído bem no “provão do Cesvi”, não saia por aí se sentindo comandante de submarino. Se for inevitável cruzar o alagamento, o melhor é deixar que um motorista mais incauto siga na frente e ver no que dá. Se a água bater no meio das rodas, é possível arriscar a travessia (acima disso, é problema na certa).

Deixe o outro motorista se afastar bem, engrene primeira ou segunda e siga devagar, mantendo rotação estável e alta (2.500rpm, pelo menos) para que não entre água pelo escapamento. Nada de mudar de marcha no meio do caminho. Nos carros automáticos, o seletor do câmbio deve ficar na posição mais baixa - geralmente, “1″, “L” ou “low”. Isso ajudará a manter o motor em rotação constante e relativamente alta.

Não vá no vácuo de um ônibus: se ele parar, uma onda se formará. Também é bom prestar atenção e ver se não vêm carros em sentido contrário. Não entre em pânico se ocorrer variação na intensidade das luzes do painel, luzes-espia começarem a acender ou a direção ficar pesada. São ocorrências normais ao se transpor alagamentos mais brabos.

Se tudo der certo, cuidado com os freios após a poça. Dê freadas curtas para que o sistema retome a eficiência. No dia seguinte, confira o óleo do câmbio (se ficar da cor de café com leite, há água na caixa).

Se o motor parar no meio da travessia, não insista no arranque: pode ter entrado água nos cilindros - o que ocasionará o calço hidráulico. O melhor é esperar as águas baixarem, chamar um reboque e levar o carro para a oficina.

 

LEIA MAIS:

Chuva em São Paulo deixa seguro de carro mais caro

Saiba como cuidar da palheta do limpador de para-brisa

Veja os cuidados para enfrentar alagamentos

14 comentários sobre “Confira como cada carro se comporta ao passar por trechos alagados”
  • Rafael Siqueira disse:    ( 22.02.2013 às 14:44 )

    Tenho um Corsa Hatch 96 com 160.000 KMs rodados … O moleque eh quase um ClAnf (Carro anf?bio dos Fuzileiros rsrsrs) … J? passei com o bichinho num alagamento com ?gua na metade do capot … Isso se deve ao coletor de admiss?o dele ser bem alto, a parte mais alta do motor, ficando rente ? tampa do capot. O segredo pra qualquer carro passar num alagamento e manter a acelera??o constante, berrando mesmo … pra que a press?o do escape seja maior do que a entrada de ?gua pelo escapamento … Da? pisa at? a metade na embreagem e vai com o carro berrando at? passar pelo alagamento ….


  • acemar disse:    ( 19.02.2013 às 16:14 )

    Meu carro ? Chevette at? hoje nunca consegui passa uma alagamento sem ter q empurrar mas fora a chuva nunca me deixou na m?o…


  • junior disse:    ( 08.01.2013 às 21:13 )

    Meu primo tem uma pejero tr4 4×4 passamos um dia na inchente em itajai , passamos com agua por cima do capo e nao deu nenhum tipo de problema! ela infrento bem de boa!


  • JOELDINA disse:    ( 26.01.2012 às 17:46 )

    nao vi nenhum anuncio de vendas para teresina-pi, porque?


  • geice disse:    ( 11.03.2011 às 9:33 )

    Bom, ali diz que o picasso ? mais seguro que alguns carros pra passar na enchente. Foi o ?nico carro que ficou parado ontem na ?gua, vi um monte da lista dos que correm pergio passando e n?o aconteceu nada!


  • Carlo Pecca disse:    ( 20.04.2010 às 15:09 )

    Tenho um UNO 2007 Flex que sobreviveu a todas as enchentes aqui do Rio. A pior foi na Lagoa Rodrigo de Freitas que me obrigou a subir no canteiro da pista central. O importante e manter a calma, observar os carros mais afoitos e analisar se vale a pena arriscar a passagem. N?o desmere?o a pesquisa te?rica realizado pela empresa.


  • Helder disse:    ( 22.03.2010 às 23:17 )

    Na verdade precisamos entender que não somos possuidores de anfibios, para tanto todo cuidado é pouco quando situações adversas nos exigem coragem , perícia e um automóvel constuido com componentes que nos garantam tranquilidade para os momentos imprevistos, impróprios. Queremos sempre nos sair bem , e se todos pensam assim em especial os fabricantes, mais ou menos dias esses nossos novos automóveis devem nos facilitar muito o acesso em áreas de risco e surpresas desagradáveis dificimente serão impossíveis de resistirem às nossas superações.


  • luciana disse:    ( 06.03.2010 às 23:28 )

    o meu carro é uma uno elx 94. essa nunca falhou, passei um alagamento histórico no rj, com agua na altura da roda, pensei que desta vez ia fica na mão, mas olha o bichinho é valente, se sai bem como nunca!!

    portanto discordo qd afirmaram que mille não passa em alagamentos!!

    só vi carrão “afogado” e o meu e mais outros passaram.


  • rubayat disse:    ( 01.03.2010 às 18:17 )

    Senti falta dos ve?culos diesel. Cad? a S-10 diesel, e a Hilux? Ve?culos diesel devem ser menos sens?veis, pois n?o dependem de centelhas para provocar a explos?o. Por outro lado, tem uma taxa de compress?o elevad?ssima! Faltou tamb?m a Kombi!


  • otacilio Guerra disse:    ( 28.02.2010 às 5:03 )

    Tenho um Civic LXL 2005 e inicialmente passava com cuidado ou evitava trechos alagados, mais aos poucos fui adquirindo confian?a e hoje meto o carro onde outroa ficam parados e nada conteceu at? hoje, semana passada na Lagoa aqui no Rio, havia um trecho alagado na Av Epitacio Pessoa perto do viaduto e passei jogando ?gua pros lados que nem um ?nibus, e nenhum carro me seguiu. Estou ficando desaforado com a ?gua, (rsrs) e o Civic se revelou ?timo nessas situa??es.


  • Paulo disse:    ( 26.02.2010 às 23:25 )

    …concordo com Jo?o Ferreira, pois tamb?m tenho um Mille Fire 2003 e que apesar de nao passar pelo sufoco que os paulistanos tem que enfrentar com as enchentes mas, ja passei por algumas dessas aqui na minha regi?o e n?o me preocupei.Acredito tamb?m que a avalia??o seja meramente te?rica.


  • LUCINEIA ASSIS disse:    ( 26.02.2010 às 19:25 )

    A ID?IA DESSE TESTE FOI MT BOA, POR?M, ACREDITO Q SE TIVESSEM COLOCADO AO MENOS UM CARRO NUMA SITUA??O DESSAS, O TESTE TERIA MAIS CREDIBILIDADE.
    CLARO Q A TEORIA PODE SE CONCRETIZAR QDO LEVADA ? PR?TICA.
    MAS AINDA ASSIM O TESTE TINHA Q TER SIDO REALIZADO DE VERDADE, NAS RUAS ALAGADAS.
    PARA EMITIR UMA AVALIA??O DESSE N?VEL O TESTE TINHA TER SIDO REALMENTE “FEITO”.


  • M?rio Endo disse:    ( 26.02.2010 às 11:01 )

    Toda avalia??o te?rica deve ser acompanhada de teste pr?tico para ter os conceitos corretamente avaliados. N?o esquecer que em casos de enchentes, o melhor ? deixar o carro em locais onde a ?gua n?o o alcance. Ao se dar sugest?es de como proceder em determinadas situa??es, deve-se ter em mente se a pessoa ter? a capacidade de avaliar o risco a ser enfrentado e como sair da situa??o.


  • Jo?o Ferreira disse:    ( 25.02.2010 às 8:27 )

    Creio que a empresa que emitiu essa avalia??o n?o testou nenhum carro ficou so na teoria…pois tenho um UNO mille 97 , ? meu desde OK, n?o troquei ainda pois ele ? um trator de trabalho, na agua nessas enchentes nem me abalo, coloco o UNO na agua sem medo, pois sei que vou passar, acho que uma empresa de pesquisa deveria tomar mais cuidado de emitir um avalia??o dessas…


Deixe um comentário



Copyright © 2013 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0