home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Confira dicas para economizar combustível - Parte 1

Categorias: Cuide de seu carro, TODAS AS NOTÍCIAS, colunistas

Para conseguir um bom resultado na economia de combustível é necessário ter um veículo revisado e procurar rever seus conceitos ao volante. Começaremos pelo comportamento do motorista, pois de nada adianta ter um automóvel regulado se você dirige como um piloto de Fórmula 1.

Fique por dentro de outras novidades! Acesse a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/zapcarros

Uma das dicas é levar uma amostra do combustível para o mecânico de confiança (Foto: Foto: Marcio Fernandes/AE)

Uma das dicas é levar uma amostra do combustível para o mecânico de confiança (Foto: Foto: Marcio Fernandes/AE)

DICA 1 - Comece parando no posto de combustível e calibre os pneus, inclusive o estepe, seis libras/pol de pressão a menos, representarão um consumo 15% maior. Verifique a pressão correta no manual do proprietário, cada veículo possui uma especificação.

DICA 2 - A qualidade do combustível é muito importante, pois um produto adulterado exigira uma quantidade maior de combustível para percorrer o mesmo percurso. Você deve estar me perguntando: Como saber se o combustível é bom? O ideal é levar uma amostra para seu mecânico, para que ele faça uma pré-avaliação com a utilização de densímetros. Aqui vai um ?segredinho?, trinta anos atrás, quando entrávamos em um posto de gasolina o cheiro era tão forte que chegávamos a enjoar, portanto gasolina boa cheira forte. No caso do álcool, dê preferência para postos que possuam densímetros ao lado da bomba.

DICA 3 - Toda vez que você coloca seu carro em movimento você está transformando gasolina/álcool em energia mecânica para movimentar o veículo e toda vez que você freia o carro você transforma essa mesma energia em calor. Meus colegas engenheiros que me desculpem pelos termos populares, mas quando você pisa no freio, de uma forma indireta, você está jogando gasolina fora, transformando a energia gerada pelo motor em calor. Portanto, se você está vendo um farol vermelho lá na frente, tire o pé, evite usar o freio. Aproveite a inércia (movimento) de seu veículo e deixe que ele diminua a velocidade com o próprio peso. Quem gasta muita pastilha de freio, gasta muito combustível.

DICA 4 - Se você é daquele que costuma lotar o porta-malas do carro com ferramentas e bugigangas, chegou a hora de mudar, tire tudo que é desnecessário do bagageiro, deixe a caixa de ferramentas em casa. Se você não faz revisão preventiva tenha um bom seguro para rebocar a “joinha”, mesmo porque, os veículos atuais possuem tanta eletrônica embarcada que você acabará “pagando mico” com a chave de fenda na mão. Deixe o veículo mais leve possível, tire os racks do teto, porta bicicletas e etc.. Alguns taxistas deixaram de utilizar o gás, mas continuam carregando o cilindro.

DICA 5 - Tanto na estrada quanto na cidade evite acelerações fortes, principalmente se seu carro é automático ou mesmo se ele possui um motor com seis cilindros. Veículos possantes nos instigam a acelerar, tente conter esta emoção, deixe que o veículo ganhe velocidade com seu próprio peso, ande na casca do acelerador até que ele atinja a velocidade desejada, não esqueça “a mesma força que você faz no acelerador, o frentista do posto faz no gatilho da bomba”.

DICA 6 - Revise seus caminhos, percursos curtos com muitos faróis são menos econômicos que percursos longos com poucos faróis. O consumo de seu carro é maior quando você o tira do repouso, procure parar o menor número de vezes possível, cada vez que você coloca a primeira marcha você esta consumindo mais combustível. Ladeiras e subidas são extremamente importantes para os donos de postos.

Na próxima semana falaremos sobre as peças de seu carro que devem ser verificadas para ajudarem na economia do consumo de combustível. Se você tiver alguma dúvida sobre o texto acima ou quer sugerir algum tema, mande seu e-mail para chevyautocenter@yahoo.com.br

* É engenheiro mecânico e colunista do ZAP Carros

LEIA MAIS:

Nenhum comentário sobre “Confira dicas para economizar combustível - Parte 1”
Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0