home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Em versões topo de linha, Amarok e S10 se enfrentam

Categorias: COMPARATIVOS, TODAS AS NOTÍCIAS
Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok têm a mesma potência: 180 cv (Fotos: Sergio Castro/AE)

Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok têm a mesma potência: 180 cv (Fotos: Sergio Castro/AE)

Quase dois anos após seu lançamento no País, a Volkswagen Amarok ganhou versão com câmbio automático. A qualidade da caixa de oito marchas compensou a espera. Disponível na configuração Highline da cabine dupla, tabelada a R$ 135.990, a novidade chega para disputar espaço no topo do segmento de picapes médias, cuja líder é a Chevrolet S10 - que acaba de mudar de geração e tem tabela de R$ 135.250 na versão mais refinada, LTZ.

Neste duelo, apesar de vir com motor mais forte e ter melhorado bastante em relação à geração anterior, a S10 não conseguiu superar a Amarok. A VW tem melhores desempenho, suspensão e câmbio.

Acerto de suspensão da Amarok é impecável

Acerto de suspensão da Amarok é impecável

As duas trazem motores de quatro cilindros a diesel em conformidade com as novas normas de emissões. O propulsor argentino da Amarok tem 2 litros de cilindrada e usa dois turbos para entregar 180 cv. O 2.8 da S10, que é feita em São José dos Campos, no interior paulista, traz uma só turbina e também gera 180 cv. A diferença está no torque, maior na picape Chevrolet e que lhe dá desempenho mais “bruto”.

Amarok traz sistema de tração 4×4 permanente

Amarok traz sistema de tração 4×4 permanente

Embora menos poderosa, a Amarok supera a rival no conjunto. Sua direção tem relação “de automóvel”: é rápida e precisa. A da S10, típica de utilitários, é lenta e demanda grande movimento para alterar a trajetória.

Na terra, a Amarok continua à mão e é bastante ajudada pelo sistema de tração 4×4 permanente (na S10 o recurso é acionado por botão no console). Em situações normais, a força é dividida entre os eixos em 60% atrás e 40% na frente.

Assim como a rival, a S10 traz motor de quatro cilindros a diesel

Assim como a rival, a S10 traz motor de quatro cilindros a diesel

Dependendo das condições do piso, o traseiro pode receber até 80%. E o dianteiro, 60%. Basta virar o volante e a Volkswagen aponta para a direção desejada, sem surpresas. A rival tem maior tendência a sair de frente.

O acerto de suspensão da Amarok é impecável. Assim como a S10, é pouco incomodada pelas irregularidades do piso. Sua vantagem é conter melhor a movimentação da carroceria em curvas (a Chevrolet inclina mais).

Na S10 a tração é acionada através de um botão no console

Na S10 a tração é acionada através de um botão no console

Com duas marchas a menos, o câmbio da S10 é mais longo que o da VW. À mesma velocidade, permite ao motor trabalhar em menor giro. Desagrada o fato de a caixa pular para neutro quando o motorista para de acelerar.

Ainda no fim deste semestre está prevista a chegada da Ford Ranger, concorrente das duas picapes.

Fique por dentro de outras novidades! Acesse a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/zapcarros

LEIA MAIS:

Nova Chevrolet S10 promete brilhar entre as picapes

Volkswagen Amarok oferece câmbio automático de oito marchas para versão Highline

5 comentários sobre “Em versões topo de linha, Amarok e S10 se enfrentam”
  • Paulo Vieira disse:    ( 22.09.2013 às 9:28 )

    Segue coment?rio imparcial,independente de paix?o por esta ou aquela marca.Ja possui duas hilux e agora a amarok top das mec?nicas.Partindo do princ?pio que N?O ha carro perfeito e sim uma pick up com uma ou outro requesito que lhe agrada ou n?o. Da amarok tenho a dizer que agora com 46 mil Km,sempre andanda a menos de 100Km/hora venho observado que na hora da troca do ?leo do motor este encontra-se “NA METADE DA VARETA” isto ? : o motor baixa ?leo equivalente a metade no per?odo de 6 meses,?poca das revis?es.Quero partir para a S10-que ? l?der de vendas, com 200HP e estou com medo de enfrentar o mesmo problema, ;exceto para nova Hanger que aparenta ser melhor em tudo mas que comercialmente n?o ? muito vend?vel.


  • clovis disse:    ( 21.09.2012 às 11:40 )

    amarok ? a melhor, tem mais tecnologia e ? muito mais avan?ada que a s10, isso levando em conta que a vw ta come?ando agora no ramo das pickups, ent?o se ela j? ? a melhor ainda vai melhorar muito.


  • Neto disse:    ( 20.08.2012 às 20:50 )

    Essa camionete veio para ficar ? muito boa Nao se compara com s 10 Hilux a estabilidade ? outra gostei demais do teste drive foi ?timo Nao andei em nada igual olha que ja tive muitas camionetes


  • Max disse:    ( 06.07.2012 às 9:18 )

    L200 ? maquina? kkkkkk
    Vc tem ctza que trabalha mesmo com camionetes de todas as marcas?
    Amarok ? muito superior em rela?ao as outras, simplesmente ela tem muito mais tecnologia que no dia a dia aqui em Rondonia ( onde so se encontra estradas ruins ) acaba ajudando muito! Nao consigo me imaginar voltando a Hilux, ou comprar um S10. Fui a Gm daqui, fiz um Test Drive e me decepcionei mutio com a dirigibilidade dela, pare?e camionete velha! Vou ver se fa?o um video no Youtube mostrando meu trajeto que tenho que fazer todo dia antes de ir pra fazenda, vou te mostrar o qnto a Amarok aguenta ;) abra?o


  • julio disse:    ( 17.06.2012 às 12:52 )

    trabalho em uma firma que tem caminhonetes para transporte ja trabalhei com quase todas as que temos aqui no nosso mercado e ultimamente estava com uma amarok fiquei com ela durante oito meses como andamos em estradas esburacadas e muito ruins ja sabemos que a porquera do cambio automatico nao funciona so serve para quem tem a caminhonete para passear e andar em cidade as nossas todas sao cabine simples e cambio manual peguei uma s10 2.8 zero e ela simplesmente arrebentou com a amarok em tudo tem ca?amba maior carrega mais peso ? mais alta emuito mais forte e economica me desculpe voces deveriam fazer os testes de maneira correta porque caminhonete ? caminhonete e nao carro de passeio se voce colocar a amarok pesada em inclina?ao ela nem abre a tampa trazeira ja a gm abre e com facilidade resumindo a amarok nao chega nem aos pes da s10 assim como todas as outras que ja trabalhei ded todas elas a melhor que se aproxima um pouco da s10 ? a l200 outdor essa sim ? maquina mas ainda come poeira da s10 obrigado e espero que voces nao se equivoquem mais em seus testes lembrem se que caminhonete ? caminhonete ok abra?os


Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0