home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Grand Livina vence Zafira

Categorias: COMPARATIVOS, TODAS AS NOTÍCIAS
Em comparativo, Grand Livina vence Zafira (Foto: André Lessa/ AE)

Em comparativo, Grand Livina vence Zafira (Foto: André Lessa/ AE)

Mais barata, equipada, ágil e moderna. É com esses atributos que a Nissan Grand Livina, novidade nas lojas, derrotou sua principal rival, a Chevrolet Zafira. Neste embate entre minivans de sete lugares, o modelo novato derivado do monovolume Livina ainda custa um pouco menos: na versão SL com câmbio manual, tem tabela inicial de R$ 61.190. Já a Zafira, na configuração Comfort, parte de R$ 62.501.
Nissan Grand Livina (Foto: Divulgação)

Nissan Grand Livina (Foto: Divulgação)

Dono de um conjunto mecânico mais competente, a Grand Livina 1.8 (de até 126 cv) é bem mais esperta que a Zafira 2.0, que recentemente teve sua potência elevada de 127 cv para 140 cv.  Isso ocorre por dois motivos: além de contar com câmbio de seis marchas (no da Chevrolet são cinco), a Nissan entrega mais força em baixas rotações, o que faz o modelo acelerar e retomar velocidade com mais facilidade do que a rival. E a Grand Livina ainda é 112 kg mais leve.

Assim como o visual externo, a cabine da minivan da Nissan é mais moderna que a da Zafira, que literalmente parou no tempo. A sensação a bordo da veterana é a de estar em um modelo bem ultrapassado.

Chevrolet Zafira (Foto: Divulgação)
Chevrolet Zafira (Foto: Divulgação)

Os novos grafismos no painel de instrumentos aplicados na linha 2010 da Zafira não melhoraram muito a situação. Se a Grand Livina tem mais espaço para as pernas em todos os assentos, inclusive na terceira fileira, a Zafira é mais larga, principalmente nos bancos do meio. A verdade é que nenhuma das duas minivans acomoda sete adultos adequadamente.

Espaço interno Grand Livina (Foto: André Lessa/ AE)

Espaço interno Grand Livina (Foto: André Lessa/ AE)

Na da Nissan falta espaço para os ombros na fileira central e no Chevrolet, para as pernas nos terceiros assentos. Mas o acesso aos bancos extras é mais fácil na Grand Livina. Para chegar à terceira fileira basta fazer um movimento: puxar uma alça, que reclina o encosto da segunda e faz seu banco deslizar.

Espaço interno Zafira (Foto: André Lessa/ AE)

Espaço interno Zafira (Foto: André Lessa/ AE)

Na Zafira essas ações têm de ser realizadas separadamente. A posição de dirigir é boa em ambas, apesar de a novata não ter regulagens de altura do banco do motorista e do cinto de segurança (itens oferecidos até em alguns populares). Na Zafira, o volante fica posicionado mais na horizontal, mas isso não chega a incomodar.

NOVATA - Bem recheada, versão SL da Nissan é R$ 1.311 mais em conta que Zafira de entrada .

A Nissan não esconde que mira nos clientes da Zafira com a Grand Livina. E para conseguir assediar esses consumidores, a marca decidiu oferecer mais por menos. A versão Comfort da Chevrolet, de entrada, é R$ 1.311 mais cara que a opção de topo da novata, SL.

Simplória, a Zafira Comfort não oferece nem como opcional equipamentos importantes como air bag duplo e freios ABS, que são de série no Grand Livina SL. Esses itens estão disponíveis a partir da configuração intermediária, Elegance (que aparece nas fotos), da minivan da Chevrolet. Ela parte de R$ 70.015. A da Nissan conta ainda com bancos de couro, rodas de liga leve e toca-CDs com leitor de MP3.

Mas quando o assunto é conforto a bordo, o da Zafira é equivalente ao da Nissan. Como todas minivans, o centro de gravidade alto faz a carroceria inclinar bastante em curvas, mas ambas mostram bom acerto de suspensão. Porém, a estabilidade da Chevrolet é melhor.

A Zafira leva vantagem em manutenção e seguro. Novata, a Grand Livina ainda está sendo cadastrada nas seguradoras.

Procurando minivans? Veja os anúncios do ZAP 

Quer saber mais notícias da GM? Siga o ZAP no twitter

46 comentários sobre “Grand Livina vence Zafira”
  • adalto disse:    ( 12.01.2014 às 21:31 )

    muito bom mesmo


  • Daniel disse:    ( 27.11.2013 às 12:53 )

    Tenho uma Zafira Expression(autom?tica com piloto autom?tico e s?) T? trocando por uma Grand Livina. Faltam alguns mimos sim na Grand Livina, como piloto autom?tico, computador de bordo, regulagem de altura do banco e do cinto e profundidade do volante, Al?m do freio a disco na traseira, mas de q adianta se a Grand para num espa?o bem menor q a Zafira, sob as mesmas condi??es. ? muito mais econ?mica. Dirigindo nas mesmas condi??es. A Grand ? capaz de fazer uns 40% mais economia no combust?vel. N?o tem correia dentada, q ? uma preocupa??o a menos important?ssima. Manuten??o muito mais barata. Muito mais confi?vel. Pe?as muito mais dur?veis. Meu irm?o pegou um Sentra e disse q trocaria quando come?asse a dar defeito. Acostumado com carro?as como GM, Ford, Fiat e VW, que quebram muito. Rodou 5 anos e com 120 mil km trocou sem dar defeito…


  • luan disse:    ( 07.04.2013 às 14:07 )

    j? eu prefiro muito mais o DOBL? adventure da fiat … 7 lugares alto (perfeito)


  • Roberto Maciel disse:    ( 19.03.2013 às 17:14 )

    tenho uma zafira 2004 e acho que ela tem um formato aerodin?mico muito bonito; pena que a “SPIN” n?o possua as m
    esmas qualidades da zafira. parab?ns para a Chevrotet.
    Obs: curvas de 60km/h. com a zafira eu fa?o a 100km/h, sem problema.


  • Ricardo Silva disse:    ( 16.06.2012 às 11:27 )

    Tenho um Zafira 2010/2010 modelo Expressiom autom?tica, e n?o tinha do que reclamar dela, at? andar na Gran Livina do meu irm?o , mesmo o carro dele sendo com cambio mecanico, o carro tem mais for?a, mais conforto na suspen??o e interno, sem contar na economia absurda, o minha Zafira com 34 mil/KM , todas revis?es na autorizada, faz em media 5 a 6 Km/L , j? a Livia mais de 8,5 Facil, porem acho a Zafira mais bonita…
    *OBS , ainda estou com minha Zafira…


  • Marcos Regis disse:    ( 12.02.2012 às 2:57 )

    H? meses estou com id?ia de comprar um ve?culo de 7 lugares e iniciei uma longa jornada de compara??o. Avaliei as 3 op??es “vi?veis” de minivans de 7 lugares. A J6 da Jac, a Grand Livina da Nissan e a Zafira da Chevrolet.
    A minha primeira impress?o ? que acabaria optando pela Nissan pelo pre?o, mas foi s? come?ar a ver carro a carro que a coisa ficava mais complicada.
    A J6 Diamond tem um ?timo custo benef?cio no papel. Quando verifiquei a qualidade do acabamento vi que n?o h? capricho nem mesmo nas travas da fechadura que pareciam mal polidas ou mal cortadas. O painel parece aqueles Micro System da Aiwa onde os bot?es s?o prata com a fun??o em decalque vagabundo. Apesar disso gostei muito de como o espa?o interno foi projetado e a gama de opcionais ? bem recheado. Os bancos da segunda fileira possuem regulagem de inclina??o individual e ? f?cil chegar at? a terceira fileira de qualquer lado do carro. Um pecado n?o ter vers?o com c?mbio autom?tico.
    A Nissan ? melhor acabada internamente com exce??o da posi??o central da segunda fileira. Praticamente ele n?o existe e deve ser desconfort?vel ficar um tempo ali. A grande vantagem ? o pre?o e o fato de ser a que menos consome combust?vel. Cheguei a ver a vers?o S por R$ 52 mil em jan/2012 e mesmo o motor sendo 1.8 n?o fica devendo em nada em performance.
    A Zafira n?o estava nos meus planos pelo simples fato de ser muito cara se colocado os mesmos itens presentes nas outras, mas mesmo assim resolvi dar uma de cliente “caro?o” e dar uma olhada. ? impressionante a diferen?a de qualidade dos equipamentos de um e de outro. Mesmo com design interno ultrapassado ele ? o que mais me agradou. A vers?o Elite tem coisas que nenhuma das outras tem como o computador de bordo e as mesinhas tipo avi?o na fileira central e pode parecer algo in?til, mas quem compra este ve?culo ? para usar com a fam?lia geralmente com crian?as. A Zafira ? a ?nica que parece ter sido “pensada” para levar conforto a pequenos. Os pontos fracos s?o aus?ncia de itens como sensores de porta aberta e de aux?lio a balisa al?m do consumo (maior da categoria).
    Me apaixonei pela Zafira e estou adquirindo uma Elite semi-nova por confiar na grande massa de propriet?rios satisfeitos que sempre mencionam que o carro ? muito bom e n?o d? problemas.
    Acho que a quando forem escrever compara??es deve-se levar em conta o uso e n?o s? o que cada um tem.


  • andre disse:    ( 17.01.2012 às 10:27 )

    A zafira na versao mais pelada vem freio a disco nas quatro rodas, coisa que nao vem na livinia. O rack da grand livinia ? estetico, nao serve pra nada ESTA ESCRITO NO MANUAL. Olhe a zafira por baixo e a grand livinia. O peito de a?o da zafira ? digino de corola antigo, muito resistente. A grand livinia raspa a poupan?a no chao quando carregada com miseras cinco pessoas, a zafira mesmo cheia parece estar vazia.
    Um aviso: O projeto pm7 que vai substituir a zafira ? um downgrade, Na verdade ser? do porte de uma meriva. Quem gosta de zafira melhor comprar agora e aproveitar o pre?o baixo, pois sua substituta ser? mais rustica.


  • Jo?o disse:    ( 02.11.2011 às 21:31 )

    Gostaria de parabenizar o site pela reportagem que me foi muito ?til para decidir entre uma Grand Livina Autom?tica nova por R$59.900 e uma Zafira Elegance semi-nova por R$51.000,00. N?o tenho mais d?vida. Decidi pela Zafira por v?rios motivos aqui expostos.
    Gostaria no entanto de criticar a reportagem que considero tendenciosa principalmente o t?tulo pois n?o foram levados em conta muitos defeitos da Grand Livina (como o fato de que deveria ser considerado de 6 lugares e n?o de 7 j? que n?o tem encosto de cabe?a nem espa?o suficiente para tr?s adultos no banco do meio da fila central) e tamb?m n?o foram frisados vantagens da Zafira como a de ter freio a disco nas 4 rodas.


  • benedito disse:    ( 25.09.2011 às 23:12 )

    ja tive uma zafira 2002 e gostei muito por n?o me encomodar nada agora tenho uma 2008 melhor ainda n?o arisco nada em importados pois um dia posso querer vende e n?o dar de gra?a.


  • Marc disse:    ( 18.09.2011 às 18:11 )

    Zafira n?o ? diferente dos demais carros nacionais. Est?o desatualizados em design, tecnologia e s?o caros pelo que oferecem. Gosto do Zafira, mas ? sim “carro?a”.


  • Toninho Araujo disse:    ( 16.08.2011 às 17:31 )

    nem uma nem outra, sou muito mais a mine van chinesa j6 de 7 lugares da jac motors


  • JC disse:    ( 25.05.2011 às 17:10 )

    N?o concordo com o veredicto de que esse carro da Nissan bate o modelo da GM. Alguns dos motivos j? foram lembraram, mas existem outros mais:
    1) Gran Livina n?o carrega nem 5 com conforto. O espa?o na segunda fileira ? compat?vel com carros menores. N?o se compara ? boa e velha Zafira;
    2) N?o h? encosto no banco central do Gran Livina: confirma que ? um carro de 6 lugares, n?o deveria nem ser homologado para 7, at? um p?lio 1.4 tem isso (3o encosto).
    3) Pior de tudo no Gran Livina: Pra quem (v?rios nessa situa??o) precisa de 7 assentos, mesmo que fossem mais espa?osos E bagajeiro no teto, vejo relatos de propriet?rios reclamando que o referido bagajeiro ? meramente ilustrativo. Nada de poder colocar peso nele… essa ? de lascar: Carrega *7* mas n?o tem como colocar mais bagagem nem no teto!!?!!?!
    4) N?o ter regulagem completa nos bancos, no volante e no cinto de seguran?a (coisa b?sica!) do Gran Livina ? uma l?stima. Como fazer um carro com apelo *estradeiro* que n?o oferece esse tipo de acerto mas que necessariamente precisaria garantir um conforto maior para horas de estrada????????
    5) A ?ltima fileira de bancos do Gran Livina n?o rebate 1 dos 2 assentos. O que fazer quando se quer levar 6 e quer manter algum espa?o a mais de mala, como o modelo GM? Colocar a bagagem em cima do banco? Isso ? versatilidade para a Nissan????
    6) Gran Livina tem posi??o de dirigir igual a de carros/peruas mais baratas. Que milagre fazer quando se alonga o chassis de um carro como o Livina? Daria pra esperar mais que isso? Que tal a Fiat alongar o Palio Weekend (fazer o Grand Palio Weekend), colocar e um 6o banco inteiri?o pra concorrer com a GM? Piada? N?o estaria longe de acontecer…

    N?o ganho nada defendendo a GM, mas dizer que um carro que tem s?rios defeitos como 1) a 6) vence a Zafira, mesmo com a idade do modelo, ? piada de mau gosto.


  • Leandro disse:    ( 20.03.2011 às 19:53 )

    Gosto muito de carros da GM, j? tive 3, no entanto a qualidade do p?s venda foi horroroso das ?ltimas vezes. Em uma vez, por um defeito de fabrica??o, atrasaram a devolu??o em dois dias e entregaram com o mesmo problema, s? na terceira vez resolveram. Em uma segunda vez, entrei para fazer manuten??o preventiva e sa? com o carro cantando pneus em curvas a 50 km por hora. Levei de volta e n?o resolveram. S? na terceira vez. N?o d?. E o valor da manuten??o preventiva est? absurdo, passa dos 5% do valor do carro…


  • Carlos disse:    ( 12.03.2011 às 23:30 )

    Minha Zafira bebe demais. Ando devagar e ela s? faz 9,5 km/lt na estrada. A GM nunca quis dar garantia para as dezenas de defeitos do meu carro. Vou experimentar esta Grand Livina, est? com um pre?o bom, com quem eu conversei s? ouvi elogios. N?o gostei muito do design dela, mas como tem gente fazendo at? 13 km/lt na estrada, eu quero tentar. Chega de GM gast?o. A nova Captiva faz 3,5 a 4,5 km/lt. Pode ?


  • Ivan disse:    ( 25.10.2010 às 10:03 )

    Olho carro como transporte e para isto necessito ter conforto e seguran?a. Design ? essencial e n?o necessario e esse tempo que a zafira permanece com o mesmo modelo ? bom proque estamos sempre com um carro novo. Essas novidades, inova??es em sua maioria ? besterol, muda 1/2 d?zia por 6 e nos finalmente n?o acrescentou nada. Mudan?a para mim ? quando faz realmente diferen?a, o resto ? jogo de Marketing para motivar a troca, aquisi??o de um mais novo.
    Sou GM porque ela respeita o consumidor… sem falar em seu conforto e confiabilidade.


  • Mr. Vieira disse:    ( 01.08.2010 às 4:10 )

    N?o ? novidade, a GM Ja teve qualidade, tive muitos carros GM, Seus motores anos 80 N?o prestam, acho que n?o repararam que estamos no S?culo XXI…
    Grand-Livina e muito superior, Moderna Economica e linda, coisa que a Zafira deixou de ser em 2005 em minha opini?o, tenho um Vectra e Agora vou para Grand-Livina… N?o vou me arrempender, Seguro Neles!


  • ucavalcante disse:    ( 08.10.2009 às 0:32 )

    Caro Sr. Denis, o ZAP não publica matérias pagas. Qualquer material publicitário vem acompanhado da alcunha “informe publicitário”. Atenciosamente, Ulisses Cavalcante/ZAP


  • Denis disse:    ( 07.10.2009 às 14:09 )

    Senhores,

    1) Não ha encosto de cabeça para 7 passageiros no carro da Nissan!
    2) O Design é horrivel, pelo amor de Deus, este carro da Nissan é muito feio e desengonçado, rapidamente ganhará um apelido !
    3)Esta matéia foi paga pela Nissan?


  • will disse:    ( 16.09.2009 às 16:32 )

    Gostei da Livina, mas não trocaria pela minha zafira pelo fato da terceira fileira ser um banco interisso na Livina. O sistema da zafira permiti usar cada banco idepentente, o o chao do porta malas é plano.


  • Rogerio disse:    ( 09.08.2009 às 11:47 )

    Que absurdo! Estou na 3a ZAFIRA desde 2003. Agora tenho uma ELITE automática 2006 sinceramente ela só tem um defeito: a gente quer mais sair dela. Já fiz varios test drives e nenhum monovolume agrada tanto quanto a Zafira. Potência de sobra, conforto, estabilidade e muita seguranca para a familia e criancas. No modo S (esportivo) e como o piloto automatico no modo memoria as arrancadas e ultrapassagens sao incriveis(versao cambio automatico). Tem gente que nao acredita e nao conhece esse aspecto na zafira. Por uma diferenca 2, 3, ou 5 mil e ate mais nao troco de jeito nenhum. Fico perplexo com os comentarios tendenciosos de revistas e reportagens contra a GM. Mas quem conhece conhece e nao se intimida.


  • armando cesar dantas do amaral disse:    ( 06.08.2009 às 16:02 )

    ZAFIRA É GM. E GM É GM E PRONTO. MAS A MIDIA QUE ESTÁ SEMPRE CONTRA A GM NÃO SE CANSA MESMO DE MARTELAR…VEJAM AQUELA REVISTA QUE DIZEM SER REFERENCIA EM PUBLICAÇÕES AUTOMOTIVAS.É AUDI, MERCEDES, BMW, TOYOTA, HONDA, DIFICIL É VER UM CHEVROLET E MAIS DIFICIL AINDA É ELE RECEBER UM ELOGIO. EU, QUE PERCORRO UM TRECHO DA DUTRA DIÁRIAMENTE, NUNCA VEJO UM MONZA QUE SEJA ENGUIÇADO, POIS, COM CERTEZA, ELE DESCENDE DIRETAMENTE DO MOTOR QUE SE JÁ NÃO O É MAIS HOJE,COM CERTEZA, PROPORCIONALMENTE AO TEMPO FOI O MAIS USADO E APROVADO NO MUNDO. QUE A GM SUPERE TODAS A SUAS DIFICULDADES E CONSIGA CONQUISTAR OS NOVOS DESLUMBRADOS COM AS PARAFERNALIAS ALEMÃS E JAPONESAS E ATÉ COREANAS QUE HOJE ASSOLAM ESTE PAIS E ENCANTAM OS MAIS INCAUTOS.TENHO UM CHEVROLET E COM CERTEZA, PODENDO, SWMPRE TEREI UM AUTOMOVEL GM, AQUELA QUE CRIOU AS MAIORES OBRAS DE ARTE DO MUNDO DO AUTOMÓVEL. CHEVROLET IMPALA, BEL AIR, CADILLAC, OLDS, BUICK, CORVETTE …., SONHOS QUE NENHUMA MONTADORA ATUAL JAMAIS CHEGARA PERTO DE PRODUZIR, PROPORCIONALMENTE AO TEMPO, CLARO.


  • Luis disse:    ( 03.08.2009 às 1:14 )

    Achei a reportagem tendenciosa. Testei as duas e sem duvida a Zafira, mesmo com o design ultrapassado é a melhor. Conforto, segurança, mecanica e seguro.


  • Raphael disse:    ( 30.07.2009 às 17:22 )

    A General Motors do Brasil parou no tempo msm!
    Olha o nivel da Zafira na Europa >>>>> http://www.opel.pt/action/go?page=new_zafira_views&cntryCd=PT&langCd=pt&webSiteId=GBPPT&BROWSER=&VERSION=&OS= até quando vamos ter que andar nessas carroças da GMB com motor de Monza?


  • Felipe Campos disse:    ( 27.07.2009 às 21:20 )

    Eu, na minha opiniao gosto muito da grand livina, mas o que atrapalha a nissan e a falta de revendas


  • luiz otavio carniel giovannetti disse:    ( 26.07.2009 às 21:24 )

    Lí sobre a reportagem “Grand Livina vence a Zafira”, quem fez esse enfoque talvez não conheça bem o Zafira, pois tenho uma Modelo Elite 04/05, totalmente completa, espaçosa, confortável, não tenho tido nenhum tipo e problema mecânico, flex, pelo que conheci da Grand Livina não veço grandes mudanças, linhas arrojadas, e outros aspectos, num veículo com lançamento novo, sinceramente não dei impacto. não implacou.


  • Fayad disse:    ( 26.07.2009 às 10:32 )

    Até quando a GMB ficará sentada.
    A Zafira em nada muda,onde estão os ítens de conforto atualizados como dos concorrentes.
    O carro é bom,mas…..,está virando Fusca pé de boi.


  • ALVARO disse:    ( 19.07.2009 às 21:44 )

    Acredito que a Nissan tenha feito um carro muito bom…mas foi um modelo oportuno, como a reportagem diz para competir com a Zafira que já tem um bom tempo de mercado e pelo que sei tem clientes bem safisteitos, sendo eu um deles. Meu modelo não é novo, é 2004, completo, banco de couro e um detalhes, coloquei gas nela, uma maravilha, com um motor de 127cv nao perco potencia significativa que prejudique a aceleração. Outro detalhe que tennho que considerar é que a segurança no meu caso é fundamental para a escolha do carro e sem estabilidade não rola. Um carro sem estabilidade tem que vir com airbag de série ate no teto. Se puder investir uma grana, manda ve uma zafira completa, uns 5 - 10 mil a mais mais um carro bem mais confiavel, seguro e apesar de antigo, mais bonito, com um acabamento bem superior e é GM, pode não ser a melhor montadora, mas é a que temos…


  • gelson dutra disse:    ( 19.07.2009 às 17:54 )

    olá,bem gosto das duas versões embora não tenha nem uma das duas vesões sou usuario da renault,mas é obvio que escolheria o exemplar da nissan,que vem cheio de novidades ou seja itens de serie que efetivamente não tem no nosso bem falado zafira,a diferença entre os dois estar no preço.


  • Arlindo Marinho disse:    ( 19.07.2009 às 13:00 )

    Apesar de não concordar com os comentarios, e ainda vou perder muito mais na hora de trocar de carro.


  • Valdir Silva disse:    ( 18.07.2009 às 22:04 )

    Tem um detalhe, aparentemente simples mas muito importante para a segurança dos passageiros, em que a Zafira é superior. É o encosto de cabeça para o passageiro do meio na segunda fileira. Aliás a Grand Livina deveria se intitular como carro para 6 passageiros e não sete. Não entendo porque algumas montadoras insistem em não oferecer encosto de cabeça para o quinto passageiro, como se o pescoço do quinto passageiro tivesse menos importância que o dos demais.


  • Rafael goncalves disse:    ( 18.07.2009 às 18:59 )

    Nao gostei do modelo desse carro, o seu desing e estranho,vcs deveriam criar um utilitario esportivo que chamasse a atencao do mercado brasileiro, renome vcs tem, chega das *nacionais*.


  • Fabio Girotto disse:    ( 18.07.2009 às 15:18 )

    Curitiba-PR, 18 de julho de 2009.
    Prezados Amigos
    Em qualquer atividade, devemos ser inovadores e arrojados. Possuo um Zafira fabricação 2001, completo, a mais de seis anos (em estado excelentíssimo), que está a venda a mais de um ano, e ninguém fez-me oferta alguma de compra. Muitos optam por modelo mais novos, devido às suas pouquíssimas mudanças. Na compra em 04/2003, optei por ele possuir freio a disco nas quatro rodas, coisa que Mercedes Classe A não tinha, e olha que era Mercedes.
    A GM deve reestilizar o Zafira para não deixar que acabe sucumbindo o modelo e os investimentos dos proprietários. Pelo que eu sei, no Brasil, é o único para sete lugares. Não sei se o Nissan é fabricado aqui no Brasil, em São José dos Pinhais - PR. O lançamento do Nissan com características semelhantes é bom. O preço deve ser compostos pelos custos de produção (materiais, mão de obra, imobilizado), administração e de reenvestimentos no produto para atualização e melhoria, etc. O preço não deve ser apenas o de mercado, ou em outras palavras, vamos ver quem consegue fazer o outro falir antes.
    Todo automóvel deveria ser com combustível renovável, como álcool ou outro. Não devemos optar a cada segundo entre a gasolina ou o álcool, somente por causa de alguns centavos que favorecem o bolso de imediato. A poluição, que tanto falamos, grande parte de pessoas dizem faça você, que assim eu vou economizar alguns centavos a curto prazo. Provavelmente a longo prazo, deveremos nos alimentar dos gazes poluentes que hoje são produzidos, se chegar-mos lá.
    Abraços a todos.


  • Roberto disse:    ( 18.07.2009 às 6:54 )

    Tenho uma Zafira e acho o carro fantástico, e não me importo com modernismo e sim conforto e confiabilidade. Qundo se compra um carro precisamos verificar o custo/beneficio, coisa que muita gente não observa, só pensando no valores que serão aplicados na compra do carro. ostria desaber qual é a vida útil de um motor da Nisan, pois os carros GM, os motores chegam a rodar mais de 400.000 Km, desde que seguindo as recomendações do fabricante?


  • Nelson disse:    ( 18.07.2009 às 0:15 )

    Olá, avaliei a nissan e não concordo com o veredicto da reportagem. Achei a GranLivina muito mais estreita, ela está entre minivan e perua, o teto é mai baixo que a zafira e possui mais espaço para perna esquerda e a posição de dirigir se assemelha mais as peruas, o aproveitamento da plataforma do sandero (estreito para o tamanho do carro e o entre - eixo de 2,60) deixaram a nissan com um balaço traseiro muito grande e interior estreito principalmente na terceira fileira. A capacidade de carga na nissan é menor, a terceira fileira não permite que monte apenas um banco adicional ficando com lugar para 6 ocupantes e mais bagagem.

    A zafira não é perfeita, mas mesmo construída numa plataforma antiga, é mais versátil e completa, é um carro que oferece um ótimo espaço interno com dimensões externas contidas e comportamento dinâmico surpreendente pela altura do veículo. Fora a ampla rede de concessionárias, mecânica muito confiável, baixa manutenção e quando ocorro o custo é relativamente baixo, chegando próximo ao valor praticado para veículos populares. Sinto falta apenas de um pouco mais de espaço para perna esquerda, um motor mais potente com um cambio automático de mais marchas.

    Falando em manutenção, sempre tive um pouco de preconceito com a manutenção dos franceses, mas depois que meu pai comprou um sandero 0km, me certifiquei que fiz um ótimo negócio em não optar pela megane GT na época que comprei a zafira, o Renault apresenta muitos defeitos do processo construtivo, como queda de peito de aço, a chave do farol aqueceu e chegou a soltar fumaça, falhas de funcionamento do motor,… As francesas possuem o melhor atendimento na venda mas o pós… A GM possui um dos piores (senão o pior) atendimento de vendas, mas a mecânica e custo para manter são muito superiores.

    Quanto a valores chega a encontrar Zafira Elite automática 0km aqui em São Paulo entre R$ 67.000,00 e R$ 69.000,00 o que deixa a disputa mais acirrada.


  • luiz claudio da silva barbosa disse:    ( 17.07.2009 às 21:43 )

    Outro detalhe importante é a tecnologia embarcada em carros japoneses ( vide HONDA, Toyota, etc.). O brasilero precisa se acostumar com lançamentos de ponta e novas marcas para acirrar a concorrência. Vivemos muito tempo com poucas opções ( GM, VW, Fiat e Ford).Na Europa e Estados Unidos, um modelo chega a ter mais de 15 versões ( entre motor,acabamentos, entre outros)


  • Guto disse:    ( 17.07.2009 às 15:14 )

    Esse carro da Nissan é muito feio, além de ter peças muito caras ( já tive um Nissan, foi o primeiro e único). Quanto a Zafira tb já tive uma e foi excelente. Vale a frase: as vezes o barato sai caro.


  • Ernesto Dias disse:    ( 17.07.2009 às 9:07 )

    Nissan deveria lançar a nova SERENA do Japao, no Brasil para ganhar o mercado, mas como nao vai essa LIVINA ja quebra o ganho e da de 10 na GM…


  • Sergio Vianello Picca disse:    ( 17.07.2009 às 8:12 )

    Como alguém pode comprar uma GM Zafira Elegance a mais de R$ 70.000,00 sem ítens de segurança como Air Bags duplos. Como pode nem mesmo bancos em couro?
    VW/GM/Fiat, nunca mais. Resistência à marca por judiar tanto do consumidor brasileiro.
    Quanto ao seguro, com certeza será mais barato que um GM, VW.
    Essas montadoras insistem em equipar Toca-CDs preferidos dos arrombadores e bandidos!!


  • Walter c pereira disse:    ( 16.07.2009 às 23:18 )

    Apenas um ítem me faz continuar fiel a Zafira===>ESTABILIDADE.
    DESTE ÍTEM,EU NÃO ABRO MÃO!


  • Beto disse:    ( 16.07.2009 às 20:14 )

    Nós Brasileiros, somos apaixonados por carros e neste mundo globalizado, temos um “leque” muito maior de opções, não desmerecendo nenhuma marca, creio que só precisamos nos ater ao custo benefício, levando-se em consideração, todas as dúvidas expostas abaixo, que realmente são importantes para que tenhamos uma avaliação mais justa para um ou outro veículo, a matéria deveria ser um pouco mais abrangente.


  • Carlos disse:    ( 16.07.2009 às 20:00 )

    tenho uma zafira e não troca pela livina ,zafira é otima a GM só precissa fazer uma versão mais moderna , não se compara custo e beneficío.


  • Jorge Trinkenreich disse:    ( 16.07.2009 às 12:28 )

    E sobre a Careens da KIA. Não existe análise comparativa ?


  • Rosélio disse:    ( 16.07.2009 às 12:11 )

    é gasolina ou flex?


  • Dinho disse:    ( 16.07.2009 às 11:08 )

    Acho que são carros diferentes. O Livina é muito maior que a Zafira. O preço é inferior devido à qualidade só de entrar em um Livina zero e uma zafira zero dá para sentir que a zafira é mais e melhor acabada. Mesmo sendo um carro consideravelmente antigo, a zafira é de longe mais bonita que o nissan.

    Outro ponto que ninguém observa nessas comparações é o custo benefício… Vai comprar um farol ou alguma outra peça caso aconteça algum problema… Esse nissan é difícil de ver até na rua, quanto mais suas peças nas lojas comuns de auto-peças.

    Meu voto é para a zafira. Ouvi dizer que a GM está melhorando o motor para beber menos. Por que esse motor 2.0 evolução do monza ninguém merece. :)


  • Benhur disse:    ( 16.07.2009 às 8:31 )

    Não falou da outra versão, se é que existe da grand Livina(Nissan) SL, existe outra? Tem câmbio automatico?Faltou mais detalhes sobre o veículo.


  • Marcelo disse:    ( 15.07.2009 às 22:59 )

    Nissan um passo a frente no mercado e GM um passo atrás

    Depois do Tiida/Sentra era o que faltava. O mercado tem excelentes opções e ainda tem gente que prefere ficar em GM/VOLKS/FORD/FIAT reclamando..


Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0