home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Nova linha Toyota Corolla 2012 muda pouco para disputar espaço com rivais de peso

Categorias: LANÇAMENTOS, TESTES E AVALIAÇÕES, TODAS AS NOTÍCIAS, Toyota
Toyota Corolla 2012, à venda a partir de 29 de março (Fotos: Divulgação)

Toyota Corolla 2012, à venda a partir de 29 de março (Fotos: Divulgação)

No segmento de sedãs médios, que anda com muitas novidades, quem faz parte já começa a se mexer para não perder tempo. O mais recente lançamento é o da linha Toyota Corolla 2012, que teve uma leve mudança no visual; em compensação ganhou a opção do motor 1.8 16V nas versões XLi e GLi com duplo comando de válvulas variável e a transmissão manual de 6 velocidades. As demais configurações (XEi e Altis) - topo de linha - continuam a ser vendidas. O preço do sedã japonês começa em R$ 63.570 (XLi 1.8 16V, câmbio mecânico) e vai até R$ 86.570 (Altis 2.0 16V, automático).

Todas as versões são bicombustíveis

Todas as versões são bicombustíveis

O modelo passou por um “tapa” no design exterior, principalmente na frente e isso nota-se nas linhas da grade e faróis que estão mais “repuxados” nas pontas para cima, como uma sutil “aplicação de botox”. O para-choque dianteiro também está um pouco diferente, ficou maior que o anterior. Na traseira também percebem-se as novas lanternas - nas versões mais caras o equipamento é acompanhado de LEDs. Já no interior do veículo o acabamento, de boa qualidade, tem agora contraste de cores (escuro e claro), com a intenção de transmitir um ar jovial ao modelo. Nas opções mais caras, há detalhes em material que imita madeira.

Contraste de cores no painel é a diferença no interior no novo modelo

Contraste de cores no painel é a diferença no interior no novo modelo

Com poucas alterações, que mal chamam atenção, a aposta deve ficar na atualização mecânica. Esta agrada, mas também não deslumbra o motorista, que tem no mercado concorrentes como o Honda Civic (nova geração está para chegar), Renault Fluence (já à venda e com boas armas para enfrentar seus rivais) e Volkswagen Jetta (estreia essa semana e também com nova geração). Todos esses inimigos têm como principal trunfo um carro totalmente novo, diferente do sedã da Toyota que optou por uma breve atualização, talvez porque os japoneses sejam muito tradicionais e temam mudanças bruscas.

O torque do motor 1.8 aumentou de 17,5 kgfm a 4.200 rpm para 18,6 kgfm a 4.800 giros (dados da montadora, com uso de álcool)

O torque do motor 1.8 aumentou de 17,5 kgfm a 4.200 rpm para 18,6 kgfm a 4.800 giros (dados da montadora, com uso de álcool)

O Corolla continua do mesmo jeitão sério de sempre e querendo ou não é um ótimo carro. Com as alterações e atualizações que teve, destacam-se a dirigibilidade, estabilidade e câmbio (manual de 6 velocidades) bem acertado. Os encaixes são precisos e o motor 1.8 de 144 cv, agora com 8 cv a mais do que o anterior, além do duplo comando de válvulas variável, demonstra mais eficiência e fôlego em arranques e retomadas. Ele é tão bom quanto o 2.0. No entanto, com a transmissão mecânica, o sedã passa a sensação de ter mais “pegada” no asfalto, já que o controle fica na mão do condutor, que pode esticar a marcha até onde achar necessário.
 
De acordo com a montadora japonesa, o Corolla 1.8 faz de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e seu consumo médio é de 7,46 km/l. Em expectativa de vendas de cada versão, a Toyota espera comercializar 55% da configuração XEi, 10% da Altis, 5% da XLi e 30% da GLi. Destas últimas, 20% e 30% da opção com transmissão mecânica, respectivamente. Até o fim do ano, a fabricante quer emplacar 55 mil unidades.

MAIS ITENS - Outra novidade que a marca apresenta é a câmera de ré no espelho retrovisor da versão Altis. Há também entrada USB, além de sistema bluetooth. Só para relembrar, desde a versão de entrada XLi, o Corolla traz, de série: airbag duplo frontal, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos, ajuste de altura e profundidade do volante, computador de bordo, entre outros equipamentos. Já na opção GLi há o acréscimo do freio ABS e na configuração Altis vale destacar a regulagem elétrica do banco do motorista.
 
TRAGÉDIA NO JAPÃO -  Durante o lançamento da linha Corolla 2012, em Atibaia (SP), os executivos da marca disseram que os consumidores não precisam se preocupar com a questão de falta de peças no mercado, por conta do terremoto e do tsunami, ocorridos no último dia 11, que prejudicaram a produção das fábricas no país. Eles afirmam que há estoque no Brasil de 3 meses de peças para os carros comercializados aqui.

 

*viagem feita a convite da Toyota.

12 comentários sobre “Nova linha Toyota Corolla 2012 muda pouco para disputar espaço com rivais de peso”
  • floresmar ferreira da silva disse:    ( 07.11.2011 às 12:27 )

    eu gostaria de saber sobre peso de bagagem. quanto ele suporta sem causar problemas.


  • Helio Pessanha Filho disse:    ( 14.04.2011 às 23:18 )

    TOYOTA COROLLA ? COMO MINHAS DUAS FILHAS :LINDAS,MARAVILHOSAS E N?O ME D?O TRABALHO.S? FELICIDADES!!!!!!


  • Engenheiro disse:    ( 11.04.2011 às 20:29 )

    “BUNITIM” MAIS ORDIN?RIO, A CULPA N?O ? DA TOYOTA E SIM DO GOVERNO BRASILEIRO QUE COBRA UM IMPOSTO ABSURDO, O CARRO ? EXELENTE ? O TIPO DE CARRO QUE LEVA A FALENCIA QUALQUER MECANICO.


  • Edson Junior disse:    ( 11.04.2011 às 7:05 )

    Eu,tanho um corolla preto mais esse ficol muito mais bonito. Parabens,toyota espero que mantenha o mesmo dezempelho na cidade e menhor na estrada.


  • elias cardo disse:    ( 04.04.2011 às 14:37 )

    se ja era otimo ficou super hotimo


  • Jos? disse:    ( 01.04.2011 às 16:46 )

    Dados FENABRAVE MAR?O/2011: Corolla 4288; Civic 2165; Cerato 1928; Vectra 1687; L?nea 1043; Fusion 771; Sonata 452; Fluence 518 e 408 76 unidades. Certamente o Corolla vai atingir 5.000 unidades em abril, mesmo com a choradeira das vi?vas carpideiras, que passam o dia inteiro criticando COROLLA E CIVIC, mas provavelmente nunca sentaram em nenhum dos dois..Por qu? n?o compram o tal de Fluence e esses outros que n?o vendem nada, MAS S?O UM ESPET?CULO? QUEM PODE COMPRAR SABE O QUE ? BOM..E ESCOLHE O MELHOR..


  • Carlos disse:    ( 01.04.2011 às 9:04 )

    Esperava mudan?as mais radicais, o estilo continua praticamente o mesmo, o CIVIC por exemplo, vem com uma “roupa” nova, a TOYOTA deveria fazer o mesmo.


  • Wilson Pretto disse:    ( 31.03.2011 às 21:54 )

    Acho que a Toyota est? saturando o mercado com um ?nico modelo.
    Nem sequer deu continuidade a SW (Fielder), dando outra alternativa ao consumidor.


  • Carlos Mareli disse:    ( 31.03.2011 às 18:44 )

    O carro ? sem d?vida muito lindo, de marca muito conceituada, mas ser? que os japoneses sabem quanto custa o litro de gasolina aqui no Brasil?
    Deveriam projetar algo mais econ?mico. Consumo m?dio de 7,46km/l ? pouco para os dias de hoje.


  • rose disse:    ( 30.03.2011 às 21:46 )

    quando eu ganhar na mega senna vou comprar um


  • rose disse:    ( 30.03.2011 às 21:45 )

    muito lindooooooooo.


  • claudemir jose burgarelli disse:    ( 30.03.2011 às 12:06 )

    com rela??o au Corolla ALTIS este modelo ja poderia estar disponivel de s?rie o GPS embutido no radio ou op??o de compra deste acessorio que eu acho t?o importante


Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0