home do ZAP Carros | Carros Usados, Novos e Seminovos

Toyota SW4 a gasolina surpreende no consumo, mas peca no preço

Categorias: TESTES E AVALIAÇÕES, TODAS AS NOTÍCIAS, Toyota

A falta da tomada de ar sobre o capô confirma: estamos em uma Toyota Hilux SW4 a gasolina, que dispensa o intercooler necessário na versão turbodiesel. É a topo da linha, com motor V6 4.0, cabine forrada de couro claro e plásticos que imitam madeira.

Giramos a chave e o motor acorda com urro gutural. Um segundo depois, porém, a rotação baixa e o trabalho é sereno. Em marcha lenta, dá para pôr um copo d’água sobre o painel que, mesmo assim, não perceberemos vibrações.

Toyota SW4 (Fotos: Divulgação)

Toyota SW4 (Fotos: Divulgação)

MAMUTE DE 2,5 TONELADAS -  Saímos da concessionária, na Barra, bem na hora do rush. Na entrada do Túnel Zuzu Angel, notamos que o motorista da linha 175 está apenas um pouquinho acima de nós. A SW4 é alta, ou melhor, altiva. Seguimos até a redação do jornal filosofando sobre a sensação de poder que é olhar os demais carros por cima.

E o poder intimida. No trânsito pesado entre a Avenida Borges de Medeiros e o acesso ao Túnel Rebouças, carros pequenos cediam a vez ao nosso mamute de 2,5 toneladas.

toyota_sw4_lado

Nos dias seguintes, descobrimos as qualidades da SW4. O motor tem disposição de sobra e a caixa automática de cinco marchas é muito bem acertada. Dirigir este utilitário não cansa, apesar da constante tensão que é lidar com um bicho enorme em espaços cada vez menores. A suspensão é bem mais macia do que a da geração anterior, mas buracos e depressões no asfalto não eram ignorados. Quer suavidade? Compre um crossover, como o Honda CR-V.

O Toyota pedia estrada, mas tudo o que pudemos lhe dar em uma semana de trabalho foi trânsito e poucos trechos livres - como a maioria dos proprietários deste tipo de veículo faz no cotidiano. Que desperdício…

toyota-sw4-cabine

Não abuse do acelerador. À medida que a velocidade aumenta, a SW4 flutua mais - por baixo deste utilitário, há um chassi de picape Hilux com suspensão traseira melhorada por molas helicoidais, em vez das semi-elípticas. Lembre-se que ainda temos um pesado eixo rígido pendurado lá atrás. Vale ter cautela nas curvas, pois não há controles eletrônicos de estabilidade. Mas dá para seguir viagem tranquilamente a 110km/h em boas estradas.

SISTEMA DE TRAÇÃO 4X4 COM REDUZIDA É ACIONADO NO CONSOLE - O consumo ficou em 7,2km/l, rodando 80% no anda-e-para da cidade. Foi muito melhor do que esperávamos, e prova o talento da Toyota na calibração de seus motores. Quem gosta de se aventurar fora do asfalto tem na Toyota SW4 um sistema de tração 4×4 com reduzida para lá de confiável, acionado por uma alavanca no console central.

toyota-traseira

Há bancos extras no porta-malas, que podem ser rebatidos. O espaço é suficiente para dois passageiros de até 1,70m. Contudo, chegar até lá é coisa para ginasta ou gente com menos de 12 anos. Para piorar, o assoalho elevado prejudica o conforto nas duas filas de bancos traseiros.

Mas o maior problema é o preço. Por R$ 149 mil, a Hilux SW4 V6 oferece o básico para o segmento e briga com modelos muito mais refinados e equipados, como Land Rover Discovery V6 (R$ 145 mil), Kia Mohave V6 (R$ 134.900) e Hyundai Vera Cruz (R$ 145 mil). E estes três têm carroceria monobloco, garantia de maior conforto no uso cotidiano.

FICHA TÉCNICA:

PREÇO: R$ 149 mil

ORIGEM: Argentina

MOTOR: A gasolina, seis cilindros em V, 24 válvulas, 3.956cm³. Potência de 238cv (a 5.200rpm) e torque de 38,3kgfm (a 3.800rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio automático de cinco velocidades, tração 4×4 com reduzida

SUSPENSÃO: Dianteira independente com braços sobrepostos;traseira com eixo rígido e molas helicoidais

FREIOS: Dianteiros a disco e traseiros a tambor. ABS de série

PNEUS: 265/65 R17

DIMENSÕES: Compr.: 4,69m; altura: 1,85m; entre-eixos: 2,75m

PESO: 2.510 quilos

CONSUMO*: Média de 7,2km/l

 

LEIA MAIS:

Ford Ranger enfrenta a Toyota Hilux

Hyundai Tucson x Honda CR-V  

Com 7 lugares, Mitsubishi Dakar vem para completar família Pajero

 

Procurando um utilitário-esportivo? Clique aqui e veja as ofertas do ZAP

3 comentários sobre “Toyota SW4 a gasolina surpreende no consumo, mas peca no preço”
  • wildo disse:    ( 02.11.2012 às 0:09 )

    Ka pra nos Angelita Dalle filhinha de seis anos sabe o que e carro autom?tico para com isso !!! financiar todo ele compra um carro 1.0 sai mais em conta toyota hilux e para que tem dinheiro acorda Angelita.


  • MARCIUS ALEXSANDRO DASILVA disse:    ( 22.10.2012 às 22:04 )

    Testei a SW4 a gasolina na Carvalho e Filhos(Revenda Toyota na Paraiba) e um carro de muita seguran?a,conforto e estabilidade,
    acompanhados de um consumo que surpreende na cidade e estrada.


  • Angelita dalle Luque Costa disse:    ( 19.09.2010 às 18:59 )

    Oi Tenho carta especial pois tenho paralizia infantil, mas não estou conseguindo realizar meu sonho e nem da minha filhinha de 6 anos pois ela adorou os carros automaticos da toyota ela fala: esse que vc vai comprar mamãe? O que responder? somente que um dia quem sabe se Deus nos ajudar .
    Estou dizendo isso por muita falta de pessoas ( funcionáris) não saber converssar com uma pessoa especial, e nem se quer interessar pelos meus direitos que tenho, estão querendo incubrir os descontos de tudo,é tão complicado tirar carta e nem se fala agora para comprar o carro, e sem falar que o mais indicado seria os carros da toyota..
    Me mandem por favor o valor do mais enconta que vcs poderem , quero financiar todo ele: Quanto sairia as parcelas e até quantos meses?
    Obrigada por aceitar nossos comentarios e por nos ajudar de alguma forma.


Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0