home do ZAP home de Empregos

Perfil profissional e pessoal em foco

Categorias: COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA

Ségio Castro/AEAgentes - O técnico Éder Prado após entrevista coma diretora de Recursos Humanos da Master Target, Carla Vecci

A diretora de Recursos Humanos da Master Target, empresa especializada na prestação de serviços para profissionais em diversos segmentos, Carla Vecci sabe muito bem como o nervosismo pode prejudicar o candidato no momento da entrevista. E ela avisa que não são só as características técnicas que serão avaliadas. ?Analiso o perfil profissional e também emocional?.

Carla diz que é importante o candidato estar bem preparado para a entrevista. Ela afirma que é muito comum os entrevistadores fazerem ?pegadinhas? e com isso eles analisam como o candidato reage a essas perguntas. ?Se o entrevistado olhar para cima significa que ele está pensando, se olhar para baixo é porque não sabe?.

Alguns gestos também ajudam a diretora a identificar se a pessoa tem realmente interessa naquela vaga. Um deles é sentar-se mais próximo à mesa. Para Carla estes sinais fazem parte de um processo inconsciente e por isso o candidato deve estar atento para não se prejudicar. Outro cuidado que os candidatos devem ter é com o currículo. ?Todas as informações contidas nele são sempre checadas. Por isso não invente nada?, afirma a professora de Redação e Português empresarial do Programa de Cursos Especiais de Aprimoramento e Desenvolvimento (Cead), Rosangela Grigoletto.

Novos rumos 

E o que todo candidato espera ao término da entrevista? Que tenha conseguido a vaga, claro. E não foi diferente com Éder Prado, de 36 anos. Atualmente ele está ativo na área de tecnologia de informação. Mas mesmo assim busca uma recolocação no mercado de trabalho. Prado sente que está estagnado profissionalmente. ?Quero novos ares. Preciso de novos desafios?.

E para a recolocação no mercado Prado procurou ajuda de empresa especializada, que age como uma assessoria personalizada. Essa saída tem sido muito utilizada por profissionais que não querem se expor demais ao ir atrás de novas oportunidades. ?Não dá para simplesmente colocar o currículo debaixo do braço e sair por aí?. Ao sair da entrevista, Prado estava confiante. ?Lembrei de várias dicas que podem parecer bobas, mas que foram muito importantes para o meu desempenho?.

Antes da entrevista

Chegue com antecedência

Leve um currículo atualizado

Pesquise mais informações sobre a empresa

Procure mais detalhes sobre o cargo pretendido

Durante a entrevista

Cumprimente o entrevistador com firmeza

Converse olhando nos olhos

Mantenha o tom da voz adequado

Incline-se na direção do interlocutor

Demonstre otimismo

Dê respostas objetivas

Não pergunte aspectos pessoais do entrevistador, nem dos objetos e fotos da sala

Não fale gírias

Apresente-se de forma polida

Roupas e maquiagem devem ser o mais neutras possível

As mais feitas 

Por que você se acha capaz de assumir o cargo?

Baseado em quais de suas experiências você se acha capaz de trabalhar conosco?

Qual ou quais de suas habilidades podem ajudar no crescimento da empresa?

Por que você aceitaria este cargo?

Fale um pouco sobre você

 

Leia também

 

Mantenha a naturalidade

 

Nenhum comentário sobre “Perfil profissional e pessoal em foco”
Deixe um comentário



Copyright © 2014 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0